sábado, 23 de outubro de 2010

Tenho que escolher entre Filosofia e Fé (?)

A filosofia nos obriga a jamais aceitar algo sem questionamento, enquanto o relacionamento com Deus nos pede fé, acreditar sem ver: torna-se nula a necessidade da comprovação empírica ou lógica para que haja uma verdadeira confiança em Deus?

Só existem dois extremos? Se você se posiciona como um quebrador de paradigmas, buscando a coisa em si, o sentido ontológico, metafísico para chegar mais perto da verdade, o que acontecerá com você? Viraria mais um herege?

Porém se nós nos negarmos a toda especulação e dúvida que é próprio do começo, do parto do pensamento filosófico, poderíamos até nos comparar a Pedro no momento em que começou a andar sobre as águas... Para que perguntar o porquê se a manifestação do poder de Deus supre todas as minhas necessidades? E ainda assim, como negar, abafar me abster do dom que Deus me deu: pensamento crítico, escolher escolher, ainda que isto me fulmine.

Nossa tarefa, árdua por sinal, é apenas tentar manter-se equilibrados nesta linha tênue entre a filosofia e a vida espiritual sem que uma anule a outra, no entanto buscando um constante crescimento em ambos.

Só que... Inevitavelmente em algum momento haverá uma colisão. Enquanto dois buracos negros sugam suas respectivas galáxias ao passar dos bilhões de anos, não há problema algum. Todavia, em algum momento eles terão puxado toda a matéria e toda luz para dentro deles e sua imensa força gravitacional vai fazê-los se aproximar, se aproximar até que...
Eles se fundiriam, se engoliriam simultaneamente... O que acontece quando Titãs se chocam?

2 comentários:

  1. Ótimo post! Minha pergunta seria a seguinte: Diante dos mais diversos dilemas diários em que passamos existe alguma chance de estarmos equilibrados? Inevitavelmente diante do que vivo em meu cotidiano acabo inclinando-me para este ou aquele pensamento(cristão ou científico) para solucionar o que me aflige! E será que Deus não esperaria isso de nós??

    ResponderExcluir
  2. É impossível encontrar o equilíbrio perfeito, porém temos que tentar. :)
    Deus espera que nós confiemos Nele e não o neguemos, que tenhamos consciência de que maioria das nossas perguntas jamais serão respondidas, mas nós continuaremos perguntando, pq isso está em nossa natureza. :)
    Mas não podemos abusar,lembra da resposta de Deus deu pra Jó, depois dele questionar tudo?
    Jó 38: 4 xD

    ResponderExcluir