quarta-feira, 9 de março de 2011

EU não posso vencer meu pecado

Falamos sobre adquirir a virtude como se ela fosse uma habilidade que pudesse ser desenvolvida, como uma bela caligrafia ou um bom gingado numa tacada de golfe. Embora algum elogio nominal seja dirigido ao evangelho da graça, muitos cristãos vivem como se fossem apenas a sua disciplina pessoal e sua autonegação que deverão moldar o perfeito eu. A ênfase é no que eu estou fazendo em vez de no que Deus está fazendo. Nesse processo curioso, Deus é um espectador velhinho e benigno que está ali para torcer quando compareço para minha meditação matinal. ” (Brennan Manning)

A graça não é graça se você se acha capaz de se automudar, se autotransformar e até autossalvar.
Ela se manifesta em mim exatamente agora, quando me sinto insuficientemente forte pra resistir ao pecado, é assim que Deus me quer: com plena consciência de que jamais conseguirei parar de pecar se eu depender da minha força de vontade. Essa noção pelagiana de que EU tenho que parar de pecar... Isso é mentira. Se EU for suficiente para o pecado não me dominar mais o sacrifício de Jesus foi inútil. É isso. Continue pondo a carga de se libertar do pecado em você e você estará anulando o sacrifício de Jesus!

Isto não quer dizer que acredito ou que não acredito em eleição incondicional e na depravação total da humanidade, apesar de ser uma fã de Calvino, só estou dizendo que este evangelho de “ação do homem-reação de Deus” é a maior heresia da história! Sem ela não existiria teologia da prosperidade, nem esse imediatismo na oração em que tudo acontece se você disser “em nome de Jesus, amém.”, nem essa implantação de culpa na cabeça de adolescentes, nem essa história de que você tem que ser perfeito pra estar na igreja... Nem muita coisa ruim que existe hoje.

Eu nunca vou merecer a graça. Nunca. Eu nunca vou parar de pecar, na verdade se eu continuar tentando vencer o pecado com minhas forças eu não vou nem diminuir o ritmo do pecado em minha vida e cada pecado se tornará mais e mais irresistível.

Foi o sangue. O sangue que me comprou. Só o Jesus que derramou o sangue que me libertou da escravidão, pode me libertar dos hábitos de escrava. Não adianta eu ficar lendo e relendo Romanos 6 na esperança de que a repetição me impeça de pecar ou me envergonhe e não me permita pecar, ou assistir a vídeos que me inspirem e textos que me façam refletir. Nada disso vai me fazer retroceder na hora da oportunidade do pecado. Talvez nem sequer passem na minha cabeça quando eu estiver dominada pelo ódio, pelo desejo, pela rebeldia... Só é possível eu não pecar se eu clamar a Jesus.

Racionalizar, refletir, me emocionar, receber assopros, assistir sermões, ler livros, freqüentar um seminário, ser um bom membro da igreja, gritar aleluia, ser sempre grato a Deus, ser a melhor filha, a melhor empregada, cantar no louvor, ministrar, pregar, ler a Bíblia todos os dias, ser perfeitinha, fazer jejum, orar todas as manhãs, dedicar minha vida toda a Deus... NADA DISSO vai me fazer pecar menos. Pode servir pra muitas coisas, menos pra diminuir sua vontade, capacidade de pecar ou diminuir seu pecado.

Peça ajuda. Clame a Deus. Enquanto você está agindo, gastando forças pra lutar contra a oportunidade de pecar, está lutando contra si mesmo com todo fôlego, Deus quer te tirar daquilo, já tomou iniciativa na sua salvação, só está esperando você deixar de se achar autossuficiente pra Ele novamente fazer o que ama: te salvar.

11 comentários:

  1. A pergunta que não quer calar:

    É tão simples assim?!?

    Com toda sinceridade existente em mim, ainda é difícil "crer", ou melhor, até lembra disso no momento crucial... Mas como não vou desistir... ^^P

    Obrigado por essa afirmação:

    "[...] pra Ele novamente fazer o que ama: te salvar."

    Grato sou por Deus dar esse prazer de ler mais um post de Stephanie! Louvo pela sua vida, menina!

    Shalom heroína!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda linha de raciocínio baby! Realmente quanto mais eu procurar resistir ao pecado mais lugar em minha mente ele tomará.. ficando assim cada vez mais forte!!
    Talvez lá no fundo seja isso que devamos fazer: Aceitar nossa condição de pecadores compulsivos e mudar o foco buscando a Graça!
    Parabéns baby! Lindo texto!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o texto.é mto difícil resistir ao pecado..não somos perfeitos..tentamos ficar firmes..nos segurar..mas sempre chega um momento que caímos..e este momento é o momento que deixamos de clamar a Deus e nos achamos independentes, fortes..caímos e nos arrependemos..e temos que admitir somos fracos e precisamos muito muito do Senhor!!

    ResponderExcluir
  4. Sim, coerente seu texto! assumindo a condição de pecador que evidenciamos publicamnte que precisamos de Deus, agora aquele que O busca tem como um dos objetivos fugir do pecado!
    preferindo a "multilação" do corpo do q PECAR,
    e eu discordo do texto quando diz qu não há uma maneira de diminuir a quantidade de pecados, discordando do sexto paragrafo, tem como pecar menos o autocontrole, que é um dos frutos dos espíritos, no entanto o texto está muito bom vc teté é perfeita :)

    peterson

    ResponderExcluir
  5. bom no meu primeiro comentário eu disse diminuir e não parar,, apenas observe ele. Segundo comentei sobre os frutos do espírito capacidade regeneradora do Espírito Santoe blá bla blá.
    Exitem pecados que somem da vida da velha criatura e outros que vao permanecer!e vc EU TE AMO MUITO!! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. muito bom esse texto, entendi que você tá expondo o pensamento do homem que acha que pela sua própria força de vontade ele pode controlar se peca ou não". o que eu entendo sobre isso é que aquele que diz que não tem pecado é mentiroso e pecador, Jesus sabe que nós somos falhos e pecadores por isso Ele nos oferece todo dia uma chance pra nos consertar, Ele falou para a mulher que ia ser apedrejada "vai e não peques mais" porém Ele sabia que ela uma hora ou outra ia falhar... diariamente devemos alimentar o espiritual pois é ele que vai lutar com a carne, as vezes perdemos pra carne õÔ por nossa própria culpa, pois não buscamos...

    ai entra o comentário do teu namoradoo, se agente não alimentar o espiritual, nem de coisas que nos edificam então iremos pecar muito, vamos cair em tentação sempre que o pecado nos tentar, auto controle, moderação é fruto do Espirito Santo mas se eu não alimento o Espiritual como posso me dominar?! õÔ

    ResponderExcluir
  8. Sim a cruz e não ao credo. Melquisedeque na veia! :)

    se não fosse por isso já teria desistido da vida e teria me aliado a algum partido politico.

    viver achando que "I can make it" é um suícidio!

    Só respiro pela graça. Se um dia eu chegar ao céu, vou abrir meus olhos e dizer: É! Jesus realmente fez isso por mim.

    ResponderExcluir
  9. Olá Querida, muito legal seu blog
    Já o estou seguindo
    Esse texto esta citação do Brennan é maravilhosa
    As obras dele são!

    Tbm possuo um blog
    Ficarei honrado em ter você como seguidora

    http://conscienciaefe.blogspot.com/

    Aguardo seu contato! God Bless

    ResponderExcluir
  10. Respondendo a pergunta da foto é minha sim...
    O nome do Lugar é praia do Rosa/sc
    Add no e-mail: lucas_psicologia@hotmail.com

    ResponderExcluir