sexta-feira, 29 de abril de 2011

Entre o Cansaço e a esperança

 − Stephanie, eu estou cansado de igreja.
Meus pensamentos altamente melancólicos procuram alguma palavra de ânimo na minha mente, para poder renovar as forças dele e quando eu abro a boca...
− Eu também.

Por um momento penso ter sido mais sincera do que deveria com aquele jovem que me procurou para que eu disse algo como: “Vamos lá, força! Não lhe para as pessoas, olhe para Deus... blábláblá” Ou talvez tenha me procurado, pois sabia minha resposta. Ele continuou...
− Sabe, a igreja me dá claustrofobia.
Claustrofobia, repeti, imaginando uma caixa de pouco mais de um metro quadrado e eu lá dentro pensando ser mais seguro estar ali do que enfrentar o mundo real lá fora, onde eu tenho que me mexer, pensar, sentir os outros, falar, orar por contra própria, ler a Bíblia sem ninguém me pedir, onde eu tenho que viver.
− Claustrofóbica é a palavra perfeita, brother. Chega a me dar falta de ar. Mas sabe o que é pior?! Não dá pra desistir. Pra onde a gente vai? Vamos fundar mais uma igreja!? Vamos fundar mais uma igreja, cara... Aí vai dar tudo certo. (silêncio)
Não, não dá. Deus deve ter algum propósito pra nossa igreja. Ele deve ter um plano. Ele sempre tem um plano... Ah, sei lá, vamos viver como Jesus. O resto se resolve a partir daí.
E ficamos em silêncio, olhando para o céu escurecendo, sentados no chão do corredor das salas da Escola Bíblica, vendo a montanha de Córrego do Ouro e a lateral do templo, enquanto flutuávamos juntos entre o cansaço e a esperança.

10 comentários:

  1. Nossa ver a igreja como algo Claustrofóbico adorei a comparação , ficar preso achando ser mais seguro , garota você disse tudo nesse texo agora.
    Obrigado pela reflexão
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Claustrofóbico, nem lendo sei como pronunciar rsrsrs...
    Igreja, ekklesia... chamados para fora ou para dentro???
    Se para o fora o mundo é bem grande... se para dentro, vai dar falta de ar mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente lindo!!!
    Parabéns baby! texto de uma sensibilidade ímpar!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa... Senti falta de ar só de imaginar...

    Com certeza Edson, mas não podemos ir para fora sozinhos, com certeza, nem todos aceitam dessa maneira... Sabem, mas preferi a segurança dessa caixa, mas eu considero o lugar mais mortal, pois o lugar que era para ser só de doentes se tratando, preferem tudo bem, sem defeitos, para trabalharem na "obra de D'us"

    Shalom heróis!!!

    Minha esperança não está aqui!

    ResponderExcluir
  6. Alguém falou a seguinte frase esses dias no twitter: A igreja é como a Arca de Noé, dentro fede, mas se você sai você acaba se afogando...

    ResponderExcluir
  7. Puts... tenho tido experiencias bem semelhantes com pessoas frustradas dessa forma. E confesso, é uma situação trash de lidar mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Não podemos ir para fora sozinhos??? Ai Ai, o problema eh quando se tá dentro achando que tá acompanhado. Igreja arca de Noé?? nao confuda por favor.. quem salva é Jesus e não a igreja, a igreja é a comunidade dos salvos... Salomão estava certo, não faz sentido, nada faz sentido .

    ResponderExcluir