sábado, 26 de janeiro de 2013

Ateus vão pro céu


Sempre achei no mínimo estranho Deus, que todo mundo tinha me ensinado ser tão bom e gracioso que perdoava todos que pediam, e que preparava um lugar tão maravilhoso poderia mandar prum inferno alguém que fazia coisas boas, tratava bem as pessoas, era humilde e caridoso simplesmente porque não disse 'eu aceito Jesus' ou porque não levantou a mão depois de um sermão do pastor...



Já pensou por esse lado? Imagine só: você é alguém que luta todos os dias contra o seu lado que deseja fazer coisas ruins, agir mal, magoar as pessoas, mentir e até fazer coisas que prejudicam a você mesmo. Mas você não desiste, vive nesse conflito sempre tentando ajudar as pessoas, lutando para oferecer seu melhor para os outros e para o mundo como coletividade. Só que por algum motivo que você não sabe, você não nasceu na religião certa, então esse Deus vai te mandar prum inferno, mesmo você tendo seguido todos os seus conselhos e mandamentos e tendo respeitado sua criação e feito o melhor pelas pessoas que Ele criou por que você não se filiou a alguma organização que se autoproclama a única anunciadora dos princípios e preceitos que você seguiu a vida toda.

Gente, que Deus estranho! Não faz sentido. Que conceito de salvação mais... FEIO.

Você, cristão, confessional, de alguma denominação, você cristão católico que fez primeira comunhão... Você por acaso se surpreenderia se Jesus te dissesse que você o serviu? Você acharia estranho Jesus te dizer que durante sua vida toda você trabalhou pra ele? Eu não... por que fiz isso mesmo, eu tentei e tento sempre servir a Deus. Mas as pessoas separadas para irem para o céu em umas das parábolas de Jesus perguntam a Ele quando elas fizeram coisas por ele... Você e eu saberíamos quando, certo?

Muitos dirão que o pressuposto pra ir pro céu é crer, mas o que é crer? Porque muitos dos que 'creem', no sentido mais comum da palavra, não terão direito a vida eterna, no mesmo texto citado acima e em alguns outros Jesus coloca 'crentes' e pessoas que realizaram maravilhas na lista B. 

Meu ponto não é salvação por obras, não se preocupem calvinos Jr... rs. Meu ponto é: seguir a Cristo não é fazer o que ele fez, amar como ele amou, trazer em sua vida a mensagem que ele pregou? Ou é simplesmente dizer "eu creio em Deus", sentar num banco de igreja todo domingo, orar quando está com problemas ou quer agradecer algo e falar para as pessoas também crerem em Deus? 

É claro que os ateus não estão preocupados com céu, pois eles não creem na existência de Deus, ou ao menos do Deus pessoal pregado pelas religiões(aí que entram os agnósticos). Mas nós estamos. Nós estamos preocupados o tempo todo em ouvir as pessoas dizendo que Deus existe, que Jesus é Deus, que a nossa doutrina é que está certa, quando na verdade milhares de pessoas religiosas não tem NADA de parecido com Cristo. 

Não quero fazer uma apologia contra a pregação ou missões... Só queria que nós pensássemos um pouco antes condenar veementemente algumas pessoas ao "inferno" rs. A Salvação é um conceito muito complexo pra limitarmo-nos a teorias... temos que explorá-lo, olhá-lo por outros ângulos, questioná-lo. Não usar meia dúzia de versículos bíblicos pra justificar um conceito de salvação específico e ignorar todos os outros que pincelam outras ideias. 

Este texto é uma provocação para todos nós. Pra gente pensar sobre nossa noção de salvação e igreja, nossa noção de salvação e cristianismo, nossa noção de salvação e até mesmo soberania de Deus ao derramar Graça. 

Eu ficaria muito mais surpresa em ver um dos pastores milionários no paraíso do que em ver um de meus amigos agnósticos ou ateus... 

2 comentários:

  1. Estudei no Instituto N.S.Glória ( Castelo) e graças a Deus conheci uma freira que era minha professora de Literatura que uma vez falou que Deus acolhe a todos incondicionalmente. Até mesmo aqueles que o negam ( e isso está na Bíblia). Irmã Eunice Grossi ( que está no Céu, com certeza) era uma mulher extremamente estudiosa da palavra de Deus, e não permanecia guardada no Castelo. Escrevia e dirigia peças teatrais das quais fiz parte, montamos o TEJUCAS ( Teatro Juvenil do Castelo) e a arrecadação das peças era aplicada em familias pobres do bairro Botafogo. Estoui narrando tudo isso porque Deus gosta de gente que faz acontecer... e se a pessoa não acredita Nele (havia alunas que se diziam atéias) mas vive para o Bem, com a consciência em paz, vivendo em harmonia, é o que importa. Deus gosta de Atitude e não Palavras ao vento...

    ResponderExcluir
  2. A grande questão, em minha opinião é a seguinte: boas obras são sim características de alguém que entende o que é ser salvo em Cristo Jesus. Creio que a salvação é exclusivamente pela fé. Mas sou salvo de algo e para algo. Entendo sermos salvos do pecado e para boas obras. O problema é que cristaos segurame e exibem a salvacao como um trofeu e nao se preocupam em fazer o que Paulo ensina aos Filipenses: Desenvolvei a vossa salvacao"....Enfim, Acho que é isso!

    ResponderExcluir