terça-feira, 23 de março de 2010

O que eu faço com os adolescentes da minha igreja?

Eu nunca fui o tipo de pessoa que gosta de dizer o óbvio, porém nesse momento as pessoas estão ignorando o óbvio, nas nossas igrejas e nas nossas famílias: os nossos adolescentes estão se perdendo.

O hoje é supervalorizado, o que importa é o agora, o prazer rápido, sanar a carência, esperar o mínimo possível. É a geração ‘fast-tudo’, do imediatismo, esta geração é a que quer viver toda a potência de uma vida em apenas um momento, o que pode ser excepcional e provavelmente leva ao descontrole, é essa geração que convive em igrejas tradicionalistas e sem doutrina bíblica que faça sentido no dia a dia. Por estes motivos, nossos adolescentes se veem cada vez mais sem razão pra se manterem puros.

A igreja compete com a televisão, a internet e a influência dos amigos, todas essas coisas estão mergulhadas na cultura pós-moderna do ‘aqui e agora’ e esses jovens de apenas 13,15 anos, estão perdidos no meio desta briga de titãs. A igreja perde espaço na mesma medida que não se renova, ignorando o que Paulo diz em Romanos 12:2 “...sede transformados pela renovação do vosso entendimento...”

Salvo raras exceções, onde está a renovação de mente, onde está o inconformismo com o século? O que eu vejo são igrejas que se entregaram ao farisaísmo, se tornando verdadeiros sepulcros caiados! O que fazer diante disso tudo?

Existem momentos que nos desafiam a sermos mais e chegamos a esse momento. Temos que dar nosso melhor pra fazermos mais pelos nossos adolescentes!

Estamos diante do mar vermelho, os egípcios estão atrás de nós e o povo clama por salvação, é hora de buscarmos a direção de Deus, que nos diz: “Por que vocês clamam a mim? Diga ao povo que marche!” É nossa geração de líderes que veio pra mudar esta geração de adolescentes, parar e desistir não é uma opção!

Temos que orar, jejuar, buscar respostas específicas na palavra de Deus, e não desistir deles! Esse é nosso único tiro e precisamos acertar o alvo. São vidas que podem ser transformadas se nós jamais desistirmos...

Não existe uma fórmula sobre o que fazer com os adolescentes que estão precisando de transformação, porém eu creio que Deus tem prepara o caminho antes de nós andarmos, então o que devemos fazer é buscar mais a Deus, nos preparar intelectual, emocional e espiritualmente e atravessar nosso Mar Vermelho!

3 comentários:

  1. Concordo plenamente! A igreja não tem se atualizado pra lidar com essa geração... e tem perdido os adolescentes e jovens!!
    ótimo textoo
    x**

    ResponderExcluir
  2. Flor,seu pensamento esta correto
    não podemos deixar o mundo tragar nosso adolescentes.. temos que estar sempre em busca de renovação...
    texto muito edificante,
    Deus te abençoe..
    bjuxx*-*

    ResponderExcluir
  3. olá stephanie,
    muito legal seu texto e muito antenada a sua preocupação. Sou líder de adolescentes e tenho pago um preço para que isso não aconteça com os nossos adolescentes.
    você pode conhecer um pouco do nosso trabalho no nosso blog: meninasvirtuosas.blogspot.com
    um beijão!

    ResponderExcluir