segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estudo Bíblico: O que é GRAÇA?


- Toda segunda-feira haverá um estudo Bíblico feitozinho por mim aqui no blog. Até por que Teologia não pode ser só pra Pastor e Seminarista não, é pra todo mundo. 

Eu postarei aqui, com algumas adaptações, o mesmo estudo que passei pros meus teens no domingo. Então os temas nem sempre seguirão uma sincronia, e sim seguirão a necessidade de conhecimento deles. Mas pode crer que vocês vão curtir.
;D

O que é GRAÇA?


Receber Graça, de uma forma bem simples é merecer um castigo e ganhar um presente. Porém quando se trata da Graça de Deus, é muito mais que isso...


Quando Adão pecou, o efeito da queda seria deixarmos de existir. Atos 17:28 " Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos;..." “Todos se extraviaram de Deus...” Rm 3:9ª


Então esse crime não pode ser pago pelo criminoso. Se Deus é justo e o criminoso não pode pagar o crime, quem pagará? Deus se responsabiliza. 1 Pe 1:18-19 ;Cl 1:15,16;Jo 1:3


Pra valer a pena Deus dizer “Haja Luz”, primeiro teve que haver o “Haja Cruz” // APOCALIPSE 13: 8 “...Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”


GRAÇA É A POSSIBILIDADE QUE A TRINDADE TEM DE CRIAR, MANTER E RESGATAR TODA A CRIAÇÃO A PARTIR DO SACRIFÍCIO DE JESUS.


TIPOS DE GRAÇA


O que é Graça Comum?

É chamada assim porque toda a humanidade a recebe em comum.

É o que mantém a qualidade de existência. Seus benefícios são usufruídos por todos, sem distinção entre uma pessoa e outra. A graça comum é vista basicamente em três aspectos: (1) provisão graciosa de Deus nas coisas naturais, como seqüência das estações, semeadura e colheita (Mat.5:45); (2) governo ou controle divino da sociedade humana (Rom. 13:1ss); (3) a consciência interna no homem entre o certo e o errado,entre a falsidade e a verdade, entre a justiça e a injustiça.

O fato de Deus ser bom até com os que o negam, torna o pecado ainda mais indesculpável e a graça ainda mais linda.

O que é Graça Especial?

A graça especial é a graça pela qual Deus nos resgata. Ao contrário da graça comum, que é dada universalmente, a graça especial é somente para aqueles crêem em Deus, mediante a fé em Seu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo (2 Cor. 5:18). A graça regeneradora de Deus é dinâmica — não somente salva como também transforma e revitaliza aqueles cuja vida anteriormente estava destruída e sem significado (1Cor. 15:10)


A salvação é pela graça.

Somos salvos pela graça e nenhum texto bíblico deixa isso tão claro quanto Efésios 2:1-10.
Ninguém é, foi ou jamais será merecedor dela. Rm3: 10-12,23 - Ec 7:20

Como o próprio texto de Efésios deixa claro, a Salvação é PELA graça PARA boas obras. Já que a salvação é integral, vivamos uma vida de dedicação integral ao reino.

Teorias sobre a Graça:


Graça Irresistível

Já que o homem não pode se salvar por seus méritos, Deus vem ao encontro dele. E ninguém poderá resistir à ação do Espírito Santo. “O Espírito de Deus agirá de tal modo que, sem violar a vontade humana, restaurará as suas faculdades espirituais corrompidas com a queda... conduzi-lo-á ao arrependimento e levá-lo-á a crer no evangelho para que seja salvo”


Graça Resistível

É possível ao homem rejeitar a Graça de Deus. É ele quem escolhe se será convencido pelo Espírito Santo ou não. O homem pode dizer não a Deus, quando Deus oferece a salvação a ele. Ele tem o poder de decisão por Cristo, o poder de se converter...etc. O homem decide se vai ou não "aceitar" o sacrifício vicário de Cristo. 

O Antigo Testamento era o tempo da Lei, o tempo de Graça só começou com Jesus... VERDADEIRO OU FALSO?

Muuiiitooooo FALSO.

 Como pudemos ver, a graça de Deus já se manifesta desde a criação do universo. Podemos ver a graça de Deus agindo na história dos patriarcas, como por exemplo quando Abraão mente no Egito, dizendo que sua esposa, na verdade é sua irmã, com medo de morrer. Deus ao invés de castiga-lo pela sua mentira, avisa ao Faraó que se ele tocar naquela mulher toda sua terra seria amaldiçoada... Abraão merecia condenação e recebeu benção.

Mas não vai esperando que se você pecar Deus vai te abençoar não, pq a maior demonstração de Graça Deus já fez, foi manter todo o universo intacto à espera da revelação e sacrifício do seu filho para com o esse sacrifício pagar seu preço no nosso lugar.


“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? ... Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Rm 6: 1,2,4


Jesus Cristo não morreu pra me fazer um a pessoa melhor, Ele morreu para:

1.    -   Me fazer uma pessoa.

2.     - Para eu nascer de novo

* Não é pra você ser uma pessoa melhor, é pra você ser OUTRA PESSOA.


Salvação é ser arrancado do inferno pela GRAÇA , selado pelo Espírito Santo e cada dia transformado para se parecer mais com Jesus.





Como você se porta a partir de agora que sabe o que é a graça?



:D Obrigada Senhor pela sua Graça!!

Um comentário:

  1. Show...

    Creio q muitas citações daqui irá me ajudar a escrever um título de Consciência Cristã no meu blog ano q vem... XD

    Continue assim nesse ritmo...

    Shalom heroína!!!

    vbcchdf.blogspot.com

    ResponderExcluir