segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MÚSICA DO ‘MUNDO’ X MÚSICA ‘GOSPEL’


- Pra que serve a música?
Forma de expressão artística, assim como a poesia, o teatro e também serve como entretenimento, fonte de prazer para nossa mente relaxar, nosso corpo dançar...

A música tem um poder impressionante de acalmar bebês, fazer chorar caras durões, levar a menina apaixonada a pensar em seu amado... Ela marca momentos importantes da vida das pessoas, é capaz de unir pessoas aparentemente diferentes, faz seu coração bater mais forte ou então se acalmar.

A música é parte de todos nós. Nosso coração pulsa de forma rítmica. A música está presente desde o começo da história do ser humano, em todas as culturas, religiões e povos.

- O que significam os termos ‘do mundo’ e ‘gospel’?

Quando dizemos que algo é do mundo, normalmente nos referimos a um conceito que alguns dos autores Bíblicos usam as expressões “desde mundo” ou “deste século” para denominar coisas que são  influência ou ação do diabo.
A palavra gospel em seu original, o inglês, quer dizer evangelho. Boas Novas.

- Que sentido a palavra gospel tomou na atualidade?

O Gospel hoje é uma palavrinha mágica. Não importa o quão ‘mundano’, biblicamente falando, algo possa parecer: coloque o ‘gospel’ logo depois que o que era típico ‘do mundo’ se torna quase automaticamente sagrado e abençoado por Deus. Rave Gospel. Sex Shop Gospel. Show Gospel. Balada Gospel.

A palavra que antes significava levar as boas novas, acabou como aquela velha desculpa de ‘crente raimundo’... “Fui lá, mas pra levar a palavra de Deus!”

E assim como se nota que essa frase é uma mera desculpa pro pecado, a palavra gospel passa a envergonhar aqueles que realmente têm como objetivo fazer a diferença no MUNDO.

E eu nem entrarei no significado mercadológico desta palavra... Por que só isso já dá outro estudo...

- O que é louvar?

Por que relacionamos sempre louvor com música?
Louvor é engrandecer, elogiar, honrar. Para dar louvores a alguém não é necessário cantar. Quando nos referimos a Deus então, a música se torna apenas uma das linguagens de adoração. A música que você ouve é apenas uma minúscula parte do seu louvor.

Se o seu louvor se resume ao tipo de música que você ouve, você não louva de forma completa! Sua vida tem que honrar a Deus, suas palavras tem que ser de honra ao Senhor. Seus pensamentos devem ser agradáveis ao Pai. Louvor não se trata de música, mas de desenvolver um relacionamento íntimo com Deus, fazendo elogios às suas obras, ações, à sua graça.

- Música ‘do Mundo’ é do diabo?

Pelo título que a damos sim. Biblicamente falando, se é ‘do mundo’, é do diabo. Não há como uma música ser de Deus e do diabo ao mesmo tempo. Não há como servir a dois senhores, como Jesus diz em Mateus 6:24... Falando nesse texto... As músicas ‘Gospel’ que fazem sucesso, servem a Deus ou ao dinheiro?

Mas você me dirá, o que vale é intenção do meu coração ao cantá-la, não posso julgar Cantor Fulano ou o Ministério Ciclano! Pois então, partindo daí, o que me impede de louvar usando uma música originalmente escrita para falar apenas a alma do homem?

Isso é uma falta de respeito! Diriam alguns... Mas... se o meu coração disser e cantar aquelas palavras como um louvor a Deus? Você poderá me dizer que eu não estou realmente elevando minha alma para agradecer a Deus, louvá-lo? Você poderá julgar a intenção do meu coração ao cantar?

Uma música para ser do diabo precisa ser usada para louvá-lo, para nos afastar de Deus. Se a música que você ouve te leva a pensamentos impuros, a atitudes negativas, a discórdia, deixa sua mente suja, não te deixar espaço para glorificar a Deus através da letra, não eleva sua alma a um nível melhor, te leva a atitudes egoístas, ela é sim, do diabo.

-  Música Gospel e Louvor não são a mesma coisa.

A música gospel nem sempre tem o objetivo de louvar a Deus. Quantas músicas chamadas de Gospel que você conhece realmente louvam? Elogiam a Deus, dizem o quanto Ele é maravilhoso, o quanto Sua graça é maravilhosa, dizem que o amam, agradecem as dádivas, pedem mais da maravilhosa presença do Pai... Quantas músicas assim ouvimos?

Em contraste: quantas músicas vocês conhecem que pedem benção, poder, milagres, mandam pisar nos inimigos, pedem chuvas de unção, restituição, parecem canções românticas pra Deus?

O objetivo da música que é louvor é comover o coração de Deus, agradá-Lo, falar com Ele. Música feita para comover nossa alma, não é louvor é massagem no ego e não tem diferença nenhuma da música que chamamos de ‘mundana’. Música que louva é música que engrandece ao nome do Senhor, não que pede tudo como se Deus fosse o gênio da lâmpada, não que ‘profetiza’ coisas segundo nossos interesses.

Música que louva é aquela completamente desinteressada com o que Deus vai ou não fazer e interessada em apenas glorificar o nome Dele.

5 comentários:

  1. É por ae que eu vejo tbm...

    Quando entra meus post falando sobre esse assusto eu te aviso pra vc avaliar... XD

    Shalom heroína!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog...
    Sou novata neste "universo blog", e cheguei até aqui através do Bereia... muito legal!!!
    Não vi aqui lugar pra se inscrever... de qualquer forma, coloquei seu link (pode?)no meu blog. Lá, falo aleatóriamente de tudo, inclusive de fé, mas não com essa profundidade, que faz pensar...Amei, adoro pensar... Se quiser me conhcer mais, passa lá. Principalmente no "SOBRE MIM".
    Bjunhus
    ________________________________________________
    PAZ
    Mandàh Neves
    Blog EU, NO ESPELHO!
    http://mandah-neves.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. obrigad!seu blog me ajudou muito.que Deus continue usando vc assim...

    ResponderExcluir
  4. Não vejo como louvor a Deus, essas musicas com estilos de rock , heavy metal, samba etc..
    Se levarmos em consideração a busca entre a espiritualidade entre o homem e Deus, veremos que cada estilo nos causa um comportamento diferente diante de cada ritmo, o que me leva a pensar que se cedermos a qualquer estilo musical logo teremos a fusão entre o evangelho e o rockin'' roll ( Sem preconceito) e não sabermos a quem mais estamos cultuando.A criação Gospel pra mim nada mais é uma forma de se ganhar dinheiro usando o nome de Deus, com estilos que possam agradar os povos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Vlademir, quando limitamos o louvor a Deus a um estilo musical, aí sim é que estamos colaborando com o monopólio financeiro do gospel. Pois passa a ser considerado profano tudo que não tem apenas 3 acordes, 2 estrofes com um refrão que gruda na mente, isso tudo apenas num ritmo de pop rock tipicamente americano.
      Um bom exemplo de música que não segue o ritmo tradicional de louvorzinho e que é sempre muito bíblico e extremamente questionador é o antigo Fruto Sagrado. Ainda temos Leonardo Gonçalves e muitos outros...

      Excluir