sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Por que eu acredito que Deus existe?

Não quero acreditar em Deus por que é mais fácil, ou por que me dá um conforto, uma paz interior, se eu quisesse conforto nunca buscaria a verdade! A verdade é sempre desconcertante, ao menos de início.


Também não quero acreditar em Deus se ouverem boas provas disso, se não a crença não seria baseada em fé. E não sendo baseada em fé perde-se todo sentido de espiritualidade. E se você quer uma verdadeira espiritualidade busque o mínimo de provas, pois onde há provas, não há fé há constatação.


Não quero acreditar em Deus por ser uma boa opção. Pois existem vários deuses em várias culturas e todos seus seguidores consideram seu deus a melhor opção. Eu ficaria confusa, pois sou muito indecisa, teria que fazer uma análise das religiões e de em qual delas o inferno é menos aterrorizador e seu deus é descrito com menos antropomorfismo e ainda assim seja, sondável pela minha mente, mas não compreensível, pois eu não serviria a um Deus que minha mente pode entender completamente.

Não quero acreditar em Deus por não ter como explicar a existência ou dar sentido a ela. Pois o que faz da existência tão maravilhosa é ela ser inexplicável, apesar de ser divertido especular sobre motivos, destinos e objetivos. Também não seria lógica essa opção, pois acreditar em Deus ainda não me dá nenhuma explicação para a existência, ou alguém pode me dar uma resposta que não seja típica de EBD?

Não quero acreditar em Deus pra viver melhor. Por que se fosse assim a maioria das guerras na humanidade, das matanças, não seriam baseadas em defesa da fé, em nome de Deus ou com apoio de líderes religiosos. Apesar de que tudo isso é uma distorção doente da verdadeira religião que só busca uma ligação com o Ser Divino, o que geralmente leva a uma ligação com o outro.

Não quero acreditar em Deus, pois este é o Deus dos meus pais, avós... Esse é o pior dos motivos. O que me garante que eles estão certos? Como um outro ser humano pode estar certo de que um Deus que se revelou a ele se revelará a mim do mesmo jeito e que eu farei a mesma interpretação? Eu prefiro buscar e descobrir se esse Deus é real, ou apenas uma neurose coletiva... Freud conhece bem esse tópico. (rs)

Não quero acreditar em Deus por argumentos cíclicos como: Por que a Bíblia diz, por que Ele mandou seu Filho, Jesus pra morrer por mim, e coisas do tipo. Não que eu, Stephanie não creia nessas coisas, é que são argumentos que formam um ciclo, se você o quebra, todo o sentido se perde. Você só acredita no que a Bíblia diz, por que acredita em Deus, e não o contrário. Por que mais você acredita na Bíblia, se não por fé? Só há como crer num Deus que encarnou em homem e que morreu para nos salvar, se você acredita primeiro no Deus criador que o enviou, sem isso, Jesus vira um homem qualquer...

Não quero acreditar em Deus por que faz sentido. Por que simplesmente não faz! Há tanta explicação sobre a ordem do universo para justificar a existência de Deus como algo óbvio, mas nada realmente convincente, talvez pela absurda variedade de idéias. Você diz que a natureza revela Deus por observação ou pelo que a Bíblia e seus estudiosos dizem? Pense bem, isso veio mesmo de você?

Escrevi todo esse texto na esperança de que no final dele eu pudesse escrever: Eu acredito em Deus por isso: asdfghjkohtrsxscvbjhgfcvb!!
Mas a verdade é que ainda não sei porque sei que Deus existe...

Não, sério... Você nunca se perguntou por que acredita em Deus?
Sem se dar todas essas respostas prontas, buscando realmente dentro de você o porquê.
Eu sei que não tenho a resposta, mas perguntar me deixa a meio caminho de descobrir. :]

8 comentários:

  1. Muito bem. Está sendo muito legal observar sua caminhada. Não pare por aí, continue caminhando e questionando. Depois de alguns vales estreitos sinistros e algumas solitárias noites frias, a paisagem vai ficando mais e mais bonita enquanto mantiver a caminhada. Garanto. :D

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia em sí é uma compilação ,adotou-se nela o que acharam conveniente ,e atravéz dos séculos foi copiada e alterada por mais de 2000 anos pela Igreja Romana,devéras isso é fato,o que justifica suas enormes contradições,mas a essência das palavras de Yeshua, são verdadeiras ,do resto eram histórias míticas contadas de pai para filho pelo povo Hebreu.Os Textos originais do Novo Testamento eram feitos de Papiro, que apodreceu e foi perdido para sempre.Não há outra justificativa para crer em Deus senão por fé,pois pela lógica ,a maior prova da não existência de Deus, é ser o nosso mundo o que é .Mas a nossa esperança é que Yeshua vai voltar a reinar na Terra e recuperar o seu reino.
    (Fábio Zuma)

    ResponderExcluir
  3. Nossa...

    Uma coisa eu sei: A fé não substitui a sua inteligência...

    Só isso que eu tenho a dizer... XD

    Shalom heroína!

    ResponderExcluir
  4. Oi Stephanie!

    Vim retribuir seu comentário lá no blog. Obrigado.

    A propósito, seu blog está muito interessante. Gostaria de segui-lo, mas não encontrei esta opção aqui. Se puder, disponibilize pra nós e me avise, ok?

    Apareça sempre por lá, e se desejar seguir, será uma honra. Seus comentários serão todos bem-vindos.

    www.hermesfernandes.com

    Juntos pelo Reino e por Sua Justiça!

    ResponderExcluir
  5. Encontrei a opção de seguir acima do cabeçário. Já estou seguindo.

    A propósito, gostei demais da frase do cabeçário.

    É melhor colocar mais lenha nesta fogueira, pra que caiba mais um. rs

    ResponderExcluir
  6. Acho q acreditamos em Deus, pq não somos auto-suficientes. Precisamos acreditar em algo maior, algo q nos ajude e conforte.
    Alguns acreditam em Deus, outros no Sol, tem um carinha ali acima q falou de um tal de Yeshua.
    é isso ai... abraço

    ResponderExcluir