quarta-feira, 4 de maio de 2011

#Quid ~ Apelando ao apelo

Textos Bíblicos Sugeridos: João 16:7,8 / Atos 2:47 / Lucas 24:44-46 / Romanos 8:16 / 1 Coríntios 5:17 / 2 Coríntios 3:18b

Quem não conhece o tão famoso apelo? Após o sermão, começa a tocar aquela melodia suave no teclado ou violão e o Pregador então diz: “Meus irmãos, você precisa ouvir a voz de Deus essa noite, amanhã pode ser tarde demais...Venha, levante sua mão se você quer aceitar a Cristo... Venha até a frente para entregar sua vida a Jesus!” E mais algumas técnicas neurolinguísticas facilmente aprendidas numa aula de marketing.


Abominável! Um ato completo de manipulação psicológica, tentar medir o sucesso de uma pregação pelo número de pessoas que ‘foram a frente’, se comoveram e aceitaram a Jesus. Vamos começar fazendo o que todo cristão verdadeiro deve fazer quando vê algo: questionar.

Apelo? Quer dizer que o que o Espírito Santo ministrou através de Sua palavra não foi o bastante para transformar vidas, logo temos que dar aquela forcinha, para aquele irmão tímido que não quer se converter pondo uma música de fundo, para que as emoções fluam melhor e ele tome a decisão de ‘aceitar’ a Cristo. Que Bonitinho, se não fosse uma heresia completa!


“[O Consolador- Espírito Santo] Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” João 16:8
Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” Atos 2:47b


Não é o apelo que convence para a salvação, isto é uma iniciativa de Deus, com sua graça para conosco, e nós, tomando pleno conhecimento desta graça, não o ‘aceitamos’, mas, humilhados, totalmente arrependidos, pedimos que ELE nos aceite e nos lave.

Música? Então agora queremos pessoas totalmente envolvidas emocionalmente e em transe ‘aceitando’ a Cristo naquele momento de extrema pressão psicológica sendo levadas pelo som suave ou por ‘aqueeela’ música tocante para se entregarem a Deus? Na verdade, acho que muitos pastores por aí querem isso mesmo, por que aproveitam o transe emocional para abusar do bolso deles, mas nós, comprometidos com o evangelho não queremos isso... certo???


Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia” Lucas 24:45,46


Uma música mais emocional, dará àquele momento um tom emocional, quando na verdade, o que precisamos é entender e não simplesmente sentir.

Ir a frente? Então meus irmãos a maior prova de que você foi tocado pelo Santo Espírito é você levantar do seu lugar e ir a frente para mostrar às pessoas e ao inimigo que você agora pertence a Deus, e na saída por favor, vá com a irmãzinha que anotará seu nome e endereço... Ah... Valha-me Deus! Não há provas visíveis no momento em que o Espírito Santo começa a habitar em você. A prova pública virá no batismo e o inimigo já sabe, desde o momento em que você se entrega a Deus, seja no silêncio do seu quarto, até num culto com 3000 pessoas, que sobre você há agora o selo do Espírito Santo.


O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:16


E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 1 Coríntios 5:17


“...somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 2 Coríntios 3:18b


No momento em que o Espírito Santo habita em você, as mudanças não serão automáticas, serão progressivas, lentas e graduais, mas você será transformado e essa transformação que começa no ato da conversão só irá se completar na glória, com Cristo. Não há base bíblica para nenhuma outra demonstração além do batismo.

Como as pessoas irão a Cristo? Como sempre foram: serão tocadas pela maravilhosa graça de Deus e correrão aos Seus braços. VOCÊ E EU não temos nada a ver com isso, somos os transmissores, quem convence é o Espírito, quem salvou é o sacrifício de amor de Jesus.



“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” Tito 2:11-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário