quarta-feira, 4 de maio de 2011

#Quid ~ Hipócritas não!

Textos sugeridos: Mateus 23, 1Coríntios 12:9,10
Jesus cuidou de prostitutas. Almoçou com ladrões. Aceitou como discípulos pessoas com problemas de inconstância emocional. Usou adúlteros como missionários. Chamou pescadores simples. Ensinou multidões de pecadores carentes. Alimentou os pobres. Curou ingratos. Levou aos céus um condenado.

Em nenhum momento vimos Jesus sendo ríspido, irônico ou repreendendo duramente pecadores. Mas ele foi assim com alguns. Mas com quem? Com os Fariseus.

Jesus foi amoroso e paciente com todo tipo de pecadores. De uma forma tão graciosa, no sentido mais real de GRAÇA, Jesus recebeu a todos, menos aqueles que, como diz Brennan Manning, são orgulhosos demais para aceitar a esmola da graça. Não importava o quão grave parecesse o pecado daquela pessoa diante dos homens, contanto que esta pessoa estivesse disposta a ouvir Jesus, a abrir seu coração, a se reconhecer como pecador e se arrepender, Jesus estaria ali, pronto a abraçá-lo e a carregá-lo para perto do Pai.
Eu vou lutar contra mim mesma para não pecar durante toda a vida, será uma luta que só terá final quando Jesus voltar, porém eu tenho certeza plena que quando eu cair, quando eu chorar amargamente por tê-lo negado, se meu coração carregar um arrependimento genuíno, poderei declarar meu amor com toda a sinceridade quantas vezes for necessário e ainda poderei receber um ministério das mãos Dele. Por que não há pecado que ele não perdoe e limpe de mim.

Mas a hipocrisia... Ah... a bela hipocrisia: a arte de enfeitar e perfumar um caixão cheio de ossos e carne em decomposição! Isso não... Isso não é aceitável diante Dele. Negociação de pecados, pose de santidade, falsa religiosidade, simbolismos vazios, discursos mentirosos... Isto ele abomina! É só observar o jeitinho ‘fofo’ com que Jesus tratava os fariseus e veremos nosso destino se continuarmos tentando enfeitar nosso exterior ao invés de curar o interior...

Procuramos sempre, ao invés de nos mostrarmos imperfeitos e falhos, suscetíveis a pecados e quedas, nos mostrar completamente fortes e invencíveis. Aí já começa a hipocrisia! E na nossa fragilidade de pecador que Deus revela seu poder! "Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2Co 12:9) Quanto mais fraco você se reconhece e se apresenta, mais o poder de Deus tem a oportunidade de agir em você!

O seu discurso deve acompanhar sua vida com Deus e não o contrário! Por que se não você poderá ouvir uma coisa muito terrível que eu ouvi de um pastor, no seminário, quando ele contava suas más experiências na época de seminarista: Ele conta que pregava com frequência em sua igreja, quando uma vez convidou um amigo do trabalho para ouvi-lo, ao concluir o sermão, foi a porta cumprimentar os irmãos e seu amigo lhe disse: Fulano, eu acredito no Deus que você prega, só não acredito no Deus que você vive.

Não use máscaras! Seja quem você é em qualquer lugar que você estiver! Porque é desta maneira que Jesus quer te ver, desmascarado.

Jesus vai perdoar todos os seus pecados e te aceitar com todo carinho. Como fez com todos os pecadores sinceros que passaram por ele, porém não se faça de perfeito, pois ele conhece seu coração, sua intenção e sabe quando você é, usando as próprias palavras Dele, “Guia cego, fariseu, hipócrita!” 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É curioso que convencionou-se chamar de fariseu alguém que seja hipócrita. Ser fariseu não significava, naquela época, ser hipócrita automaticamente. Eles eram uma facção, dentro judaísmo daquele tempo, que se corrompeu e estava contaminada por moralismo, legalismo e, consequentemente, hipocrisia. Porém, hoje, no cristianismo, também temos uma facção com a mesma doença. Que inclusive conseguiu espalhar esse mesmo vírus (moralismo, legalismo) para inúmeras denominações cristãs. Será que, num futuro próximo, chamar (melhor, xingar ou acusar) uma pessoa de evangélico significará o mesmo que chamá-la de hipócrita? Faz pensar.

    Ótimo texto. Parabéns. ;)

    ResponderExcluir