domingo, 15 de maio de 2011

Um clamor à Morte da Igreja


EU QUERO QUE A IGREJA MORRA!
É, é isso mesmo. Eu quero que a igreja MORRA. Cheguei a conclusão que esta seria a solução para o maior dos problemas do cristianismo, o fato dele não ser mais nada parecido com Cristo. E nada desta divisão dualística da ‘igreja invisível e igreja visível’ blábláblá! Só existe uma igreja e ela é feita de pessoas e hoje também de dogmas, prédios e dinheiro... muito dinheiro! A igreja tem que morrer! Este é o único jeito.


Quando a igreja se der conta que precisa estar sem glória, sem altar, sem sacerdote, sem poder, sem prestígio, sem tomar conta do lugar que pertence apenas a Jesus, sem absolutamente nada... Aí ela estará pronta para morrer!

Só então após tomar consciência da sua morte, da sua inexistência e portanto da sua insignificância ela vai entender e viver o que Jesus disse: “Quem quiser vir após mim negue-se a si mesmo, a cada dia tome sua cruz e siga-me. Se você acha sua vida muito valiosa, vai perdê-la, mas se perder a sua vida em meu favor irá achá-la!” E finalmente ela poderá bradar : “Estou crucificada com Cristo. Agora vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim!!”

Você pode entender agora, porque o meu clamor é morte da igreja??? Por favor, entenda e clame comigo: A IGREJA TEM QUE MORRER! Só assim ela poderá dizer: “Ora, se já morri com Cristo, creio que também com ele viverei!”

Eu falo da igreja como uma pessoa, é porque ela é uma pessoa. Ou um corpo vivo não é uma pessoa? “O corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, contituem um só corpo assim também com respeito a Cristo.” VOCÊ TEM QUE MORRER. E levar o máximo de membros desse corpo a morrer também. Eu, você, a senhora idosa fofoqueira, o marido adultero, a adolescente fácil, o jovenzinho pegador, o pastor reprimido, a moça em depressão, o seminarista desacreditado, o líder solitário, o membro que ninguém sabe o nome, todos vocês são membros de um corpo, muito mais do que de uma denominação, muito mais do que de uma religião, nós somos parte da igreja. E ela precisa morrer, para poder ressuscitar com Jesus Cristo para a verdadeira vida!

A igreja precisa morrer. E para isso, você tem que morrer. Mas não é por você, pois isso Cristo já fez provando seu amor. Você, como igreja, precisa morrer pelos irmãos. “Pois nisto conhecemos o amor: Cristo deu sua vida por nós e nós devemos dar nossa vida pelos nossos irmãos.”

Nós precisamos simplesmente morrer. Então tudo se resolve. Toda discrepância entre o discurso e a ação que tanto aflige o cristianismo pode ser resolvida. A maior crise religiosa de toda a história se resolve na sua morte.

Hoje eu só te convido, ao que Cristo te convida todos os dias: a morrer.

1Jo3:16; 1Co 12:12: Gl 2:20; Mc 8:34-36; Rm 6:8 

3 comentários:

  1. A pergunta q não cala em mim:

    Como morrer? Quem pode me ajudar nisso?

    Hoje ninguem ensina a morrer... é dificil, mas não é nada impossivel... Ajuda-me Senhor...

    Shalom heróis!!!

    ResponderExcluir
  2. A única coisa a declarar diante de uma reflexão como esta é: eu amo Stephanie, muito. Dito isto, preciso silenciar, refletir sobre esta provocação que essa criaturinha faz. Caraca! Lindo! Linda! Que morra essa igreja, então. A eutanásia pode ser uma boa opção para quem está em estado vegetativo irreversível. Obrigado, minha neguinha querida por trabalhar tão bem com as palavras, por transformar ideias em palavras com tanta habilidade. Você é uma gracinha. Não tem mesmo como não amar e admirar você. Beijos.

    ResponderExcluir