domingo, 12 de junho de 2011

#Quid~ A Palavra de Deus é Plural

Deve ser porque as primeiras coisas que li eram ilustradas, logo depois passando para romances e poesias, que acabei só sabendo ler com os sentidos. Tocando cada pessoa, sentindo o cheiro de cada flor, mensurando as dores, sentindo cada gosto de cada comida, sentindo a cuba livre de Veríssimo, e sua ressaca também, ouvindo os sussurros apaixonados e as discussões odiosas, vendo as paisagens, os rostos, e intuindo o final da história como se fosse o final daminha história. Deve ter sido isso.

Eu me deixo influenciar, sentir, morrer e viver cada linha do texto que eu estou lendo. Por isso cada página, cada história, cada texto, cada livro... Tem o poder absurdo de mudar completamente minha história. Eu me deixo envolver pelo livro, por isso ele me envolve e me muda, me transforma.

E é assim que eu leio a minha Bíblia. É por isso que não consigo ler a Bíblia sem me emocionar. Porque quando eu leio a Bíblia, eu me vejo dentro dela. E vejo tudo nela dentro de mim, na minha realidade, no que eu sou e no que aqueles, dessas histórias maravilhosas são. É isso que espada de dois gumes faz... Fere minha mente, meu intelecto e mexe com minhas emoções, com meu jeito de pensar, com minhas atitudes.

Não sei ler de outra maneira. Pode ser que você tenha sido alfabetizado com sobriedade e frieza, mas eu aprendi a ler com a alma. Tente também. Cada palavra leva dentro de si, escondida algo que pode mudar todo o rumo da sua história! Então, não deixe que duas vírgulas escondam uma possibilidade de mudar seu destino.

Ler em três dimensões. Ler assistindo você no texto. Olhar para a raposa do Pequeno Príncipe e ver nosso desejo inato de amar, ainda sem a certeza de receber esse sentimento de volta, mas apenas para olhar e lembrar que o sentimento em si valeu a pena. Olhar para Davi e ver todas as vezes que você estava no lugar errado, na hora errada, por que quis e acabar comprometendo mais ângulos da sua vida, que você imaginava poder comprometer. É ouvir Tom Jobim e pensar, que alguém pode ter certeza que vai amar o outro incondicionalmente, e tanto que cada volta apaga a dor da ausência. É desejar amar e ser amado a ponto de receber ou escrever cem sonetos para/de alguém, como Neruda. É sentir, mais que simplesmente pensar e pensar mais que simplesmente sentir um texto.

Você consegue ter a vida mudada por um livro?  Cada livro que eu leio me molda à imagem daquele que preparou livros maravilhosos para que eu fosse moldada.

Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário