segunda-feira, 27 de junho de 2011

Consulta da FTL, eu e PIB de Córrego do Ouro - Reflexões Sobre a caminhada


Usando uma banda da minha geração, num de seus momentos mais iluminados... “Aqui estou na difícil missão de levar a você, uma mensagem que possa ser como uma luz...” Eu acabei de voltar de uma viagem de mais ou menos 4 dias para a Consulta Sul-Sudeste da Fraternidade de Teologia Latino Americana Seção Brasil, seria impossível, depois de tudo que ouvi, disse, vi e vivi chegar aqui sem nada a dizer.
Pra contar, preciso começar do começo, porque assim como hoje um cristão ser parecido com Cristo é uma surpresa, e não uma redundância, começar do começo acaba não sendo.

Após ir para o seminário mudei muito, cresci uns 10 anos em 3, mas acabei perdendo muito da minha identidade, eu não estava mais sendo Stephanie. E a verdade é que morrer pra mim mesma, que foi minha primeira crise do seminário, não significa perder minhas particularidades diferenciais, nem perder minha identidade. Morrer para si mesmo, pasmem!, é deixar de viver para si mesmo e se entregar completamente ao que Jesus se entregou: ao ser humano. E assim pude perceber que Deus não fala através de mim apesar de eu ser assim, Deus fala através de mim porque eu sou assim. Se Ele quisesse falar de outra maneira usaria outra pessoa, como usa tantas. Isso é a graça. Graça como algo cômico E como manifestação do amor de Deus diante do nosso desmerecimento. O que Deus quer mudar em mim e tem mudado é meu caráter. Por que minha personalidade as circunstâncias é que mudam, por que Deus tem planos pra ela.

“Nós não somos mais crianças, um dia acontece e a gente tem que crescer, eu não deixei de achar GRAÇA nas coisas... Simplesmente hoje quero ser levado a sério, as coisas mudam sempre mas a vida não é só como eu espero.”

Foram tantas crises ‘seminarísticas’ que nem conto mais, porém não houve nenhuma que não me fizesse crescer e amar ainda mais o campo para o qual Jesus me chamou. E o amor nos faz enxergar tudo diferente. Minha ideologia, que como boa adolescente já gritei “Eu quero uma pra viveeeer!!!!”, mudou. Não enxergo mais a igreja, o ministério pastoral, o jeito de ser cristão, a comunidade a qual pertenço (vocês, nós), eu como pastora, eu como cristã (?), não enxergo mais nada disso do jeito que enxergava antes. Me decepcionei buscando formar uma ideologia. Chorei, sofri, adoeci fisicamente algumas vezes. Odiei com ira doída. E da decepção, do choro e da ira, ao invés de sair ação, saiu apatia.

Até que fui desafiada, por Deus, através de Oséias e de uma canção chamada (que lindo óbvio) Dare You to Move, a me mexer. Na simplicidade da letra, ela, juntamente com a história, os sentimentos e a situação do povo com Oséias, começou a me sacudir.  E comecei e a ver e tratar meu chamado me preparando, como quem era sedentário e começa a malhar, devagar, porém constantemente. Comecei a produzir, ler, pensar, discutir, chamar as pessoas pra conversar comigo, porque sempre aprendo muito mais numa conversa do que num discurso, então fiz isso por mim e por aqueles que queriam aprender comigo do meu lado e comigo de mim. Mudei a forma, com ou sem o acento diferencial. RS

Nisso tudo há pessoas, pastores, situações que foram me mudando e a FTL e alguns de seus membros foram mostrando o mundo de verdade. Por que parecia mais que eu estava vivendo no matrix. Doeu, mas acabei me desconectando da arvorezinha de gente que me sugava tudo enquanto eu achava que tinha tudo. Eu disse que cresci 10 anos em 3 no seminário, nesses 3 dias de congresso, encontro, consulta... eu explodi. BOOM! Ou, dependendo do que você acredita, foi mais um ‘Haja Luz’, mas isso é só o ângulo da foto.
Quando eu descobri o que era missão integral, eu fiquei assustada por não saber o que era e pior, não só por não conhecer o nome, mas por não conhecer a prática.

“Existe um dom natural que todos temos, nossas escolhas vão dizer pra onde iremos.”

Eu sempre quis ser missionária no jeito mais batista possível. Chorava em todas as campanhas missionárias. Só que no jeito em que aprendi missão, ela tinha a ver com ir, não com ficar e sempre fui chamada para ficar, permanecer. O meu ir é ficar. Então, com missão integral, com a teologia igual a de Jesus que era do povo, para o povo, com o povo e pelo povo que é a Teologia Latino Americana, a Teologia Brasileira, a Teologia Macaense, a Teologia de Córrego do Ouro, com isso tudo que foi parido em mim, por mim através da semente da FTL, da FaBaMa, da PIBCO, a certeza maior ainda de que eu tenho que ficar aqui. Pelo tempo que Deus tiver em mente.

“Eu quero estar amanhã ao seu lado quando você acordar, eu quero estar de manhã sossegado, continuar a te amar...”

Eu ainda não sei bem como, nem quando, nem sei nada. Só que tenho que estar com vocês. Por que não se é de Cristo sem amar. E sei que preciso reapresentar Cristo para vocês, como foi feito a mim, sem pretensão, sem dizer que o Cristo de vocês é falso, pode não ser, mas o meu era. :/ Por que a Bíblia diz que... E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste. O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento... e não conhecem ao Senhor. (João 17:3 e Oséias 4:6a, 5:4b)

E eu termino em oração, dizendo pra Jesus “Eu quero o sonho realizado, uma criança com seu olhar, eu quero sempre ao seu lado, você me traz paz.”

:)

15 comentários:

  1. Faltou encaixar "Só os loucos sabem" kkk

    ResponderExcluir
  2. LOL veio...

    Vou dá uma de compreensivo: "Não sei mesmo o que você passou nesse tempo todo!" XD

    Só sei q hj (terça) começo oficialmente o Bacharelado na Faculdade Aplicada de Teologia e Filosofia (FATEF) no polo aê em Macaé, morrendo de medo por causa do bairro (Aroeira), mas como eu tivesse "chegando em casa"... ^o^P

    Teologia... Esse é a minha vida, esse é o meu clube... XD

    Contrariando todas as respectativas do "povo de Deus", mas cansei de lutar contra oq sou...

    Prazer, Teologo, Filho e Luz!

    Shalom heroína!!!

    ResponderExcluir
  3. #CrentassosMandouDarUmaForca :D @DiegoHey

    ResponderExcluir
  4. #CrentassosMandouDarUmaForca @nortonnader

    ResponderExcluir
  5. @crentassos #MandouDarUmaForça @NADIATEATRO BLOG: http://www.mudarctba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Bom, sabe como é né? o #CrentassosMandouDarUmaForça @clebermpc =D

    ResponderExcluir
  7. #CrentassosMandouDarUmaForca o// @htaluly

    ResponderExcluir
  8. #CrentassosMandouDarUmaForca :) @lurianacisquini

    ResponderExcluir
  9. #CrentassosMandouDarUmaForca :D @poly_Roocha

    ResponderExcluir
  10. #CrentassosMandouDarUmaForca @judyvelasquez Porque nós somos cabeça e não caudaaaa!!! haushahsahs

    ResponderExcluir
  11. faço teologia tbm, e to nessas crises aí..me identifiquei bastante. =P
    http://jovensimitadoresdecristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá !
    Meu no é Gabriela Dutra, sou do blog
    http://deixa-me-ser-entao.blogspot.com/

    Adorei seu espaço e já me tornei seguidora.
    Beijos e Sucesso.

    ResponderExcluir