quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Não é lucrativo o nascer de Jesus neste lugar.


Só há um texto que fala claramente, e bem sucintamente, pois é apenas um versículo, sobre detalhes do nascimento de Jesus, e é o seguinte: “e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”. Este texto está em Lucas capítulo 2, versículo 7. Sempre ouvi muita, mas muita história em volta de, pasmei na descoberta, um só versículo.

É insuportável pessoas que acrescentam coisas e fazem viagens espaciais em pequenos detalhes do texto e acabam perdendo sua essência e acrescentando algo que o texto não diz, de forma muito lúdica, claro, para que ninguém note. Mas há alguns aspectos que devem ser observados dentro desse pequeno versículo e do que estava por detrás do momento do nascimento de Jesus.
A mulher era considerada imunda durante sete dias, tanto no dia da menstruação, quanto após o parto. Durante esses sete dias ela é intocada e deve ficar isolada. A cama que ela ficasse seria imunda, o lugar onde ela estivesse seria imundo.
Naquela noite, quando chegou a hora de Jesus nascer e o casal escolhido para serem seus pais estavam longe de casa e precisavam se hospedar, não havia lugar para eles. Naquela noite de grande movimento em Belém por causa do alistamento, não era lucrativo pra nenhuma hospedaria o nascimento de Jesus. Gastos com a limpeza, ninguém poderia estar no lugar que ela estivesse, ninguém iria querer dividir uma hospedaria com uma mulher imunda.
Não houve lugar para Jesus nascer, pois Jesus não era bom para os negócios. A encarnação de Deus, o maior ato de seu amor, a humanização do Todo-Poderoso não dá dinheiro, muito pelo contrário, diminui os lucros. E o que querem hoje é lucro.
Jesus não vai nascer onde a única preocupação for com números e lucros.
Confira: Lucas 2:1-7; Levítico 12;15:19-28;

Nenhum comentário:

Postar um comentário