quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

#Quid ~ Você NUNCA satisfará um Fariseu!

Não adianta, até a pessoa que mais diga a todos que não liga pra aprovação dos outros, gosta de receber um elogio ou ouvir que alguém tem orgulho dele. Enquanto alguns resolvem fingir pretensiosamente que não ligam e outros exageram na necessidade de aprovação. Quando falamos do contexto de igreja a coisa fica ainda mais séria, pois além da necessidade de aprovação, nela entra a necessidade do famoso e altamente discutido ‘bom testemunho’.


É certo e óbvio que precisamos de uma conduta ética correta e iluminada pela Bíblia, porém não foi apenas no tempo de Jesus que líderes e religiosos em geral tentam atar em cristãos piedosos e vacilantes o peso da perfeição e conduta moral perfeita (e impossível). Por este motivo, para que não nos deixemos levar ou aborrecer por questões inúteis, levantadas e pedidas por pessoas hipócritas e transbordantes de religiosidade, mas sem relacionamento com Deus, precisamos esquecer de qualquer doutrina humana e nos apegar as doces e ousadas palavras do nosso Mestre, Jesus.

Quem conhece e ama os discursos e conduta de Jesus, sabe que Ele nunca agiu impiedosamente com pecadores e maltrapilhos, no entanto há um grupo com o qual ele sempre entra em conflito, os chamados Doutores da Lei, Escribas, Fariseus e qualquer religioso prepotente e provocador de sua época. Vamos pensar quem seriam esses seres humanos no contexto atual... Pastores Sabe-Tudo, Seminaristas Arrogantes, Teólogos Auto Suficientes, Religiosos Donos de Igreja, Crente Dono da Verdade.

Falando sobre João Batista, cita a rejeição que estes cometeram a João. E por fim diz a maior verdade que devemos guardar quando somos surpreendidos pela difamação, perseguição e confrontação desses religiosos:

Porquanto veio João, o Batista, não comendo pão nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio; veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos. 
Lucas 7:33-35

Não importa quão moral e quieto seja seu comportamento, não importa o quanto você se abstenha de várias coisas, o quanto você ore e se consagre, eles não irão te achar bom o suficiente. Também não adianta você não dar a mínima e ser você mesmo, seja apaixonado por Coca-Cola e bacon ou apaixonado por grandes saídas com amigos ou simplesmente um subversivo livre-pensador... Ainda falarão de você. Porque pro fariseu não importa o quão consagrado você seja, se você não for quadradinho e não couber na caixinha do que ele considera espiritualidade, você continuará sendo um incômodo e ele te punirá simplesmente por não pensar igual a ele.  

O que Jesus diz em sua última frase nesse tema é nosso guia. Sabe como acabar com um fariseu? Dando frutos, pois religiosos são inférteis e quem se relaciona com Deus é altamente fértil. Independente de qual seja sua metodologia ou estilo de ministério, quando ele segue os princípios imutáveis bíblicos ele frutifica abundantemente. E não deixe ninguém te convencer que dar frutos é sinônimo de sucesso, dar frutos pode ser como Paulo, que sofreu em prisões, discutiu com amigos, foi criticado por igrejas que ele mesmo fundou, terminou esperando a chegada de Timóteo, porém com uma frase célebre, mostrando um sentimento de dever cumprido: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé”

Se você faz o estilo líder autoritário e militar, se faz o estilo líder inovador e pós-moderno, se você segue um método tradicional de ensino e pastoreio ou é um cristão subversivo e revolucionário(redundância poética)... Se você segue os princípios de Cristo, sempre haverá um fariseu para, assim como fizeram com Jesus, tentar te derrubar com uma pergunta malignamente capciosa ou te envergonhar em público, pois NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, além de um comportamento robótico e repetitivo, pode satisfazer um fariseu.

2 comentários:

  1. Já diziam os integrantes do Kiss: "Geralmente a nossa filosofia é o dedo do meio pra todo mundo". De vez em quando sou chamado de herege, não convertido e até ateu por uns irmãos (leia-se encapetados) por aí. Ser cristão e ser questionador é uma unha encravada no pé dos religiosos. Ser cristão e dominar a arte de pensar nos faz enxergar e entender a larga diferença entre ser íntimo de Deus e ser seguidor de religião. Entre estar no centro da vontade de Deus por dependência e reconhecimento e não simplesmente por medo do "inferno". Entre o conhecer por andar e não só de ouvir falar.

    ResponderExcluir
  2. Quando o nosso parametro é Cristo, jamais seremos dignos de aplausos. E outra não daremos a minima para religiosos, simplesmente agiremos pela vontade de Deus.

    O incrível é que Cristo, mesmo entrando em conflito com religiosos, sempre demonstrou amor para com eles. Tem uma música do Unlife que retrata bem este assunto: http://letras.terra.com.br/unlife/1728084/
    Temos que ser duros como Cristo foi com os religiosos, mas não podemos nos deixar dominar pela raiva e temos que amá-los e orar por esta gente para que se arrependam.
    Muito bom o texto Stephanie!!

    ResponderExcluir