quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mitos Espirituais 1


Vou começar uma série de posts, no HdF, no Béreia Blog e no meu Blog, sobre aquelas famosas frases feitas, slogans e falsos versículos que estão em todas as igrejas como se fossem doutrina bíblica, mas na verdade são apenas frases mal utilizadas ou versículos sem contexto para manipulação ou apenas tradições sem sentido que ninguém sabe como começou... São os Mitos Espirituais. Hoje começaremos com dois...
- Templo é um lugar Santo e o Púlpito mais ainda.

Este é um dos maiores mitos nas igrejas é possível que isso tenha se originado na necessidade de reverência durante os cultos, somado a alguma interpretação do templo como ele era visto no Antigo Testamento.
Isso é um mito primeiramente porque objetos inanimados não podem ser santos ou pecaminosos, o uso deles é que os faz bons ou maus. Um prédio escolar não é diferente em sua composição de um prédio que é um templo. Ou se você realizar um culto a Deus ou tiver um momento de oração na sua escola, você terá menos a presença do Espírito Santo porque não está no templo?

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:19

Nós somos a habitação de Deus agora. No antigo testamento ele habitava primeiro no lugar onde se sacrificavam animais, depois nas tendas, depois dentro do templo e com a vinda de Jesus, ele prometeu que o Consolador habitaria em nós.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” João 14:16-17

Um lugar não é Santo, nós é que devemos ser. O púlpito ser ainda mais santo que o templo é uma remontagem ao Lugar Santo e o Santo dos Santos no antigo templo judeu. Isso não existe mais, pois Jesus veio para instituir um novo tempo.
“Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.”    João 4:20-24

Podemos sim comer, dormir, brincar, correr, gritar, fazer qualquer coisa que faríamos em qualquer outro prédio, pois o templo não é nada além de um prédio. No culto sim, devemos ter reverência e seriedade, sem esquecer que deve ser um momento de intimidade, aprendizado e leveza.


- Não pode subir no púlpito em pecado.

Este mito vem também da mesma comparação do púlpito, com o Lugar Santíssimo, que muitos ainda chamam de ‘altar’, também fazendo menção ao antigo testamento e a religião judaica. Só quem poderia entrar no Lugar Santíssimo era o sacerdote após perdão de pecados mediante a sacrifícios, pois se ele entrasse lá sem o perdão de pecados, era fulminado imediatamente. Daí vem a idéia de que não se pode subir no púlpito em pecado.

Pra começar, o púlpito não é um lugar especial, pois não há mais lugares especiais, pois a adoração não depende mais de onde e sim de como [João 4:20-24], o que há de especial ali são as pessoas, que precisam estar mais ligadas a Deus por estarem ali como propósito de ensinar ou levarem as outras a adorarem a Deus.

Tratemos então do ‘em pecado’... Todos nós estamos fadados ao pecado. [Rm 3:23] Além disso, em 1 João 1:8, é dito o seguinte: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.”
Logo é impossível alguém que, nesse aspecto, não esteja ‘em pecado’, isso não é mais um impedimento para estarmos na presença de Deus, é para isso que existe o arrependimento e o pedido de perdão, para poder estarmos puros diante dele.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1:9

É preciso então buscarmos a Deus, pois quando nos colocamos em qualquer situação de destaque no culto precisamos nos comprometer com Deus, não em não errarmos, pois isto é impossível, mas sim em buscarmos fazer a vontade dele e quando não conseguirmos, irmos até Deus para ele nos limpar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário