sexta-feira, 15 de junho de 2012

#Quid ~ Para que você lê a Bíblia?



Normalmente quando abrimos a Bíblia, vamos com algum objetivo em mente: uma resposta, um palavra de carinho, um cuidado de Deus, uma história de um servo que sofreu mas venceu, para saber a vontade de Deus, para achar um sentido pra algo sem nexo, muitas vezes pra comprovar uma tese, outras pra poder pregar aquilo que a pessoa deseja ouvir...
Então me pergunto: quando foi a última vez que não li a Bíblia por mim, mas pra conhecer a Deus? Quando foi a última vez que você pegou este Livro Sagrado cheio de histórias de homens extraordinários e o leu não para tirar algo para você e sim para simplesmente conhecer mais das características de Deus?


Nossa época é marcada por pessoas que buscam prosperidade, vitória, um poder que o diferencie, um sucesso que não têm. Os sermões quando não são voltados descaradamente para a prosperidade são um discurso sobre Jesus prioritariamente de auto-ajuda. Nesse meio ainda há quem pregue em primeiro lugar a Jesus simplesmente, mas como tem sido difícil achar gente assim... E infelizmente acabamos contaminados.

Ainda que nossa vida não seja procurando coisas terrenas, em alguns momentos devemos notar o quanto a procura deste século acaba entranhada em nossas mentes: nos decepcionamos quando Deus não nós dá o que queremos ainda que proclamemos que Deus não é o Deus ‘gênio da lâmpada’ que algumas igrejas pregam. Nós vamos a Bíblia para atender nossas necessidades ao invés de procurarmos Deus nela.

Me responda, leitor... Qual característica te Deus mais te fascina? Qual característica de Deus mais te intriga em Deus? Qual característica mais te choca? Você teria coisas  o suficiente sobre o revelado na Bíblia pra escolher essas três características de Deus? Em Oséias Deus fala com o povo como um misto de ira e decepção por que seu povo não tem conhecimento de Deus e dá este como o motivo de todos os pecados que comentem e que os distanciam Dele.

Deus anseia por ser íntimo dos seus filhos e demonstrou isso desde a criação de Adão e seu relacionamento com ele até o auge que foi Jesus: Deus se tornando homem. E o que temos feito, nos deixado levar pelo espírito do nosso século? Vamos procurar Deus onde ele se mostra com mais características, em várias circunstâncias diferentes: A Bíblia. Parar de olhar para nossas necessidades e expectativas e simplesmente nos aproximarmos de Deus para conhecê-lo sem pedir nada, oferecendo tudo.

Um comentário:

  1. Muita gente quer Deus, sim, mas através de experiências emocionais e místicas, que nem sempre são realmente encontros com Deus, mas apenas manifestações da emoção. Deus se revelou a nós através de seu Filho, Jesus Cristo, e quem nos revela Jesus Cristo é a Bíblia, a Palavra de Deus a nós. Sem ela, não podemos nos aproximar do Deus verdadeiro; em vez disso, nos relacionamos com um deus inventado por nós, de acordo com nossas necessidades.

    Retribuindo a visitinha. Parabéns pelo blog! E eu sou de Macaé! Se não me engano, te adicionei no MSN.

    Jean Corrêa
    http://prosadecrente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir