sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Diálogos I - Tatuagem é pecado?



Como notei que muita gente me procurar via inbox para fazer perguntas sobre doutrina, teologia e outras coisas resolvi fazer uma série de textos com esses diálogos, devidamente editados e ocultando informações e nomes que possam comprometer a identidade dos participantes. Esse será o primeiro. Não editei a linguagem informal da conversa, senão perderia a essência do texto. 

JOVEM:

tatuagem = pecado?


EU:
pergunta complicada...


1º Pergunte ao seu pastor. Ele é seu líder, você deve obediência espiritual a ele, já que o escolheu como discipulador.
2º Pergunte a sua família, mesmo que vc já tenha completado a maioridade, se você ainda mora com eles, você deve respeitar e ouvir a opinião deles.
3º Repense sobre os motivos que você quer fazê-la. Se os motivos são influência ou desejo realmente seu.
4º espere pelo menos uns 10 meses para tomar uma decisão.

EU:
Não importa o que EU penso sobre o assunto, pq eu não sou sua líder. Vc precisa saber o que seus líderes pensam... Pq é pra eles que vc vai responder.

JOVEM:
mas na Biblia tem alguma citação de proibição ou que é pecado ou coisa do gênero
tem alguma coisa no começo da Biblia
só não lembro a passagem

EU:
Pra ser honesta, qualquer citação que alguém tentar enfiar pela sua guela abaixo é forçar a barra. 
No entanto, como eu disse a você, enquanto vc estiver sob a responsabilidade de alguém, e você desobedecê-lo, é pecado.
portanto, se vc realmente que fazer, espere sair de casa, estar numa comunidade menos conservadora, ser independente.
pq se vc realmente quer fazer, por você e não por curiosidade, pressão ou influência, você vai esperar.

JOVEM:
Levítico 19:2/28
demorei mais achei

"
Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo. Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." (As versões NVI e NTLH trazem ao invés de 'marca', 'tatuagem')

EU:
levítico é um livro beeeem complicado
principalmente pq é um livro de leis JUDAICAS
e leis voltadas pro convívio da época
local

JOVEM:
Eu li sobre isso

EU:
mas cara, repito...
vc precisa estar numa igreja compreensiva com isso
o que é raro

JOVEM:
to ligado


EU:
a coisa em si não é pecado. Usar textos do AT pra provar o contrário é viagem demais e coisa de gente que não estudou bem como interpretar a bíblia. 
O melhor mesmo é ter paciência pra não pecar por tabela.
e ter em mente o que é pecado: 
pecado é tudo aquilo que infringir a Lei Maior: Ame a Deus acima de todas as coisas e ao proximo como a si mesmo.
a Lei suprema são tres leis resumidas:
Ame a Deus.
Ame você mesmo
Ame ao outro mais que isso tudo

JOVEM:
Uhum
Porque eu até li isso e li uns estudos
de Pr. e tudo


EU:
O único modo Genuíno de amar a Deus é amando a si e ao próximo, pq Deus é espiríto, invisível e insondável. Ame sua criação e estará o amando, afinal ele mesmo disse que é tudo em todos.
se sua decisão de fazer uma tatuagem de alguma forma fere alguém ou pode te prejudicar, vc estará pecando contra Deus.

JOVEM:
Entendi

EU:
este é um princípio fácil que cristo tentou mostrar e viver
mas as pessoas não gostam de princípios, elas preferem regras.
princípios são complicados e nos dão a tão sonhada liberdade que Cristo prometeu
mas as pessoas querem controle
não liberdade
e liberdade dá trabalho pra administrar
mas Cristo nos chamou à liberdade.
liberdade pede maturidade.
Cristo dejesa que conquistemos esta maturidade pra lidar com a liberdade


CONCLUSÃO:

Há sim textos bíblicos que dizem para não 'marcar' o corpo. Mas devemos lembrar que qualquer mudança na sua natureza é uma 'marca' de certa forma, furo na orelha, fazer a sobrancelha, poderia incluir pintar o cabelo?

Se formos ao contexto do texto veremos regras que não seguimos, inclusive regras que consideraríamos desumanas, como chicotear um casal pego em adultério. Mas também encontramos regras que consideramos verdadeiras e boas, como amar ao próximo como a si mesmo e não se vingar do outro. É um texto conflitante que pede discussão, reinterpretação e muita cautela.


Se você decidiu que quer fazer uma tatuagem, não é por seu líder usa um péssimo argumento ou usa simplesmente um conservadorismo cego que você irá desobedecê-lo. Converse, procure saber a verdadeira razão por detrás do discurso do seu líder e ainda que essas razões sejam escusas ou desonestas, você deve conversar para que essas razões sejam esclarecidas- eu sou uma pessoa que acredita que o outro pode mudar se perceber que é movido pelos motivos errados ou que estava enganado- e caso não sejam, se você está debaixo da autoridade de alguém, você lhe deve obediência. E desobediência sim, é pecado. Parece chato, parece conservador, mas a realidade é que obediência só é discutível em casos extremos e uma ação estética e de vaidade não é extrema, né?!

Nesse assunto há mais outros fatores envolvidos, muitos outros. Não é uma discussão fechada, concluída... Portanto se quer conversar mais sobre o assunto, procure-me no facebook, no meu ask ou aqui mesmo nos comentários do blog.

Um comentário: