segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Apenas ateus se matam


É interessante demais a gente reparar como nós cristãos somos impressionantemente soberbos. Não acredito que essa seja uma característica do Deus que sirvo, mas uma característica da religião. 


Temos uma verdade que o outro não tem. Temos o Deus certo e o outro tem o errado. Não temos angústia, medo, dor, porque temos um propósito. Isso NÃO é verdade. mas é assim que nos comportamos. 

Acabo de ler essa soberba numa página que apesar de ter uma doutrina bem fechadinha é muito interessante.

Uma mocinha ateia se suicidou. É claro, era ateia. Não tinha Deus, não tinha esperança, não tinha perspectiva, era só angústia.

Angústia... essa palavra me traz a mente automaticamente dois filósofos: Sartre e Kierkegaard. Não quero falar muito deles além do detalhe que a filosofia deles envolvia a existência e a angústia. O primeiro era ateu e o segundo era cristão. Ambos tratam do assunto de forma diferente, no entanto ambos assumem que TODOS nós estamos afundados em desespero.


Não apenas os 'sem Deus'. Não apenas os cristãos. Basta ser humano, você precisa de sentido, de razão, você precisa escolher e poder escolher e lidar com essa responsabilidade angustia... A própria liberdade angustia.

Talvez por isso os cristãos se achem menos angustiam, porque sua liberdade é tolhida e limitada, porque não ousam, porque são soldados que apenas seguem ordens. E ai do que ouse questionar e buscar a liberdade.

Se você não prova a angústia é porque nunca ousou escolher. Pois o poder da escolha, de como você fará isso, de porque você fará, do que pode acontecer depois que você escolher isto ou aquilo, de como será se você mudar de ideia depois que escolher... PENSAR nessa liberdade angustia e angustia até a morte.

O próprio Cristo sentiu a angústia da escolha. Se ele fosse escravo de seu 'destino' por que a angústia? Pela dor? Seria medo? Seria amor? Infelizmente não podemos perguntar aos autores, cabe a nós interpretar e entender. Mas era angústia. E esses brilhantes filósofos a descreveram para nós... E juntando a história com a descrição da angústia... era a angústia da liberdade.

Então por favor... Somos humanos. As escolhas religiosas mudam nosso jeito de pensar não nossa essência naturalmente e imutavelmente humana. Se os cristãos parassem de se comportar como superiores e portadores de uma verdade que os faz melhores que os outros talvez as pessoas que não creem nas mesmas coisas nos recebessem melhor.

Será um pouco de hipocrisia alguém dizer que não nos comportamos como superiores, pois afirmando isso já afirmará que obtém uma verdade superior a crítica. Esse não é um comportamento exclusivo cristão, também é humano, mas se esperaria o exato oposto de quem se considera seguidor de alguém que enalteceu TODOS que sua religião humilhou.

Angústia, suicídio, perda de sentido de viver. Isso não é exclusividade de quem não tem Deus, isso é humano. Cristãos cometem suicídio e não me venham com argumentos tipo falso irlandês.

Todos somos seres da angústia. Todos somos seres de dor. Ninguém precisa do seu Deus pra ser feliz, ninguém precisa não ter Deus pra ser feliz. O que mudaria nossa vida seria seguir um conselho simples, de quem pra alguns foi/é o Deus encarnado e para outros um bom homem subversivo: Ame as outras pessoas com o mesmo tipo de amor com que você se ama.

2 comentários:

  1. Tenho uma forte inclinação a enxergar a vida como Saramago já chegou comentar algumas vezes, dizendo: ''crescesse mais à sombra do que ao sol.'' E isso, ateus, céticos, agnósticos, em muitos momentos da história, fizeram uso dessa metáfora para se colocarem a disposição da dúvida e das questões conflitantes e delicadas, porque não conseguiram e não conseguem encarar todas as más consequências da ação humana como natural. Em suma, são mentes mais combativas, que carregam o peso doloroso das insônias e das angústias, se esses são o preço a se pagar, para se manterem atentos, aguçados, críticos. Pois entendem que a compreensão crítica da realidade é uma forma de se armarem e lutarem contra uma cultura humana que nunca conseguiu constituir uma sociedade sem que não houvesse, escravidão, exploração, domínio, manipulação, concentrações de todos os tipos de poderes etc. Gostei muito do tema escolhido e me identifico com a forma como foi tratado. Bom ver que existem maneiras mais ecléticas e originais de tratar temas que normalmente são expostos com muito moralismo e encaixotados em noções que pararam no tempo e nunca foram reformuladas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, anonimo... e desculpa pela demora em responder rs (:

    Esse tema foi uma provocação mesmo, pra gente pensar exatamente fora do que vc falou, sem moralismos e ideias encaixotadas (:

    ResponderExcluir