segunda-feira, 8 de junho de 2015

Fatos são maiores que opiniões: uma reflexão sobre a crucificação na parada gay


Fatos:

- Um LGBT brasileiro morre a cada 28 horas (por crime de ódio)
- O número de mortos por LGBTfobia aumentou 14,7% nos últimos 4 anos. 
- 64% das vítimas de homofobia conheciam os agressores 
- 44% de todos os casos de homofobia do Mundo aconteceram no Brasil. 
- 28% dos LGBT não completa a escola
- E aqueles que permanecem nela, 80% sofrem de isolamento social. 
- Em vários países da África e Oriente Médio LGBTs são condenados à morte. 
- Na França, 1 em cada 3 pessoas que comete suicídio é LGBT. 
- Nos EUA, mais de 60% dos adolescentes que tentam suicídio são LGBT. 
- 51,3% Das vítimas de LGBTfobia, segundo o disque 100, é de jovens.
- Apenas 1% dos municípios do Brasil reconhecem o nome social das travestis e transsexuais.
- Apenas 8,7% dos municípios do Brasil tem programas ou ações para enfrentamento contra violência LGBTfóbica. 
- 87% da comunidade escolar (pais, professores e funcionários) têm algum grau de homofobia 
- 60% dos professores admitem não ter habilidade de lidar com diversidade sexual e de gênero. 
(uma googlada e achei os dados no g1, folha, secretaria de direitos humanos, ibge, etc)

- Pastores e líderes religiosos que têm milhares de fiés seguindo suas palavras constantemente fazem afirmações homofóbicas em público e estimulam a intolerância. Muitas vezes beirando o apelo a violência. 


- "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."
Mateus 25:34-40

- "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." João 15:12

- "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." João 13:35

Já se foram os fatos e agora vai a opinião:

Os LGBT são crucificados todos os dias. Eles são agredidos e mortos por serem quem são. Em todo o mundo, em todo o lugar. Não apenas na janela 10x40, não apenas em países mais conservadores. LGBTs são expulsos de casa, sofrem tortura psicológica até não aguentarem mais estarem em escolas e universidades, são jogados nas ruas. São abandonados, privados de poder ter uma espiritualidade sadia, são marginalizados. Mal tem direito a serem representados em comerciais, novelas, filmes sem sofrerem agressão, isso quando são representados, pois normalmente quando há algo do tipo são gays e lésbicas brancos, de classe média e padrão, onde mais uma vez as travestis e transsexuais, bissexuais e etc, são deixados de lado.

Jesus disse que os justos são aqueles que atendem aos que são perseguidos, renegados, abandonados e excluídos. Jesus disse que mandamento dele é amar, que poderiam reconhecer quem são os discípulos dele, pelo amor. Não importa qual sua denominação, linha teológica, se é conservador ou progressista, liberal ou ortodoxo, se acha que é pecado ou não, o mandamento o amor, de amar, de cuidar das pessoas, é sempre maior do que suas crenças pessoais, ou deveria ser. Você deve ser o samaritano da história, não o sacerdote ou o levita, você deve atender, cuidar e amar em primeiro lugar, é isso que significa ser como Cristo.

Fazemos, todos os anos, representações da morte de Jesus, da sua história, da sua vida, e essa crucificação só é sacra quando acontece dentro da igreja? Num filme cristão? Feito por um homem? Quando alguém quer contar a história de milhares de vidas mortas todos os dias sem culpa, inocentes, mas que ainda assim recebem uma pena de morte, não vale? A cruz pertence a toda humanidade. O que define o que é sagrado ou profano é que interpreta e julga. Onde muitos vêem blasfêmia e perseguição, outros vêem um exemplo de uma bela metáfora e conexão com a realidade.

A cruz não é propriedade privada do cristão. Ela pertence a toda humanidade. Cristo, para nós, cristãos, é Deus. Mas para muitos é um símbolo de luta, de sacrifício e do significa morrer inocente, apenas por dizer e viver o que se acredita. Um símbolo sagrado, usado para lembrar de que as pessoas e o amor são a coisa mais sagrada no Cristianismo de Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário