quinta-feira, 1 de setembro de 2011

#Quid ~ Deus não quer o seu dízimo.


Criou-se no meio cristão todo um mito ao redor do dízimo. Quem não dá o dízimo não prospera, se você não consegue se organizar pra “devolver” 10% todo mês para Deus, não vai co
nseguir nada na sua vida financeira, se você não der o dízimo o devorador vai destruir o que você tem, se você não dizimar você está abandonando a obra de Deus... E por aí vai muito mais coisas!

Então a motivação para se dizimar vai mudando no coração do cristão. Ele dá o dízimo para poder receber vitória, para poder ser um bom administrador de seu dinheiro, por medo do diabo, pra igreja não abrir falência, pra se sentir útil. Tudo se torna um motivo pra se dizimar, enquanto isso é dizimada a verdadeira razão: adorar e agradecer a Deus.

Não será o dízimo que garantirá sua ‘vitória’. Aliás, a própria vitória é um conceito interessante, pois deixa explicito que há uma batalha, e que eu saiba toda batalha foi vencida por Jesus na cruz. O que não quer dizer que não haverão problemas após o reconhecimento desse sacrifício, afinal você não entra numa bolha santa antiproblemas depois da conversão, continuamos no mundo, e o pedido de nosso Senhor e Mestre foi que fossemos livres do mal, não que fossemos tirados do mundo.  E a verdadeira vitória de quem é nascido de Deus não está em carros novos, casas deslumbrantes, ou igrejas suntuosas com membros livres de preocupações, a vitória de quem é nascido de Deus é a fé. Mais: não é a fé que garante a vitória, a vitória é a fé.
Dízimo não é lição de administração. Se você quer aprender a administrar seu dinheiro, sem ter dívidas, sugiro que você vá a seminários e palestras sobre o assunto, ou até melhor, não use cartão de crédito e nem compre nada a prazo.  Isso pode organizar sua vida financeira. Não nenhuma mágica no dízimo que fará você capaz de uma hora pra outra a transformar 1.000 em 3.000, o dízimo em si não faz absolutamente nada. Quem dá é Deus, aquele mesmo que te ensina a ter prudência no livro de Provérbios enquanto você e eu insistimos em gastar quase o dobro do que ganhamos.
O ‘Pai lá de Baixo’ (Como C.S. Lewis o chama) existe e age. Age através dos espaços que deixamos pra ele agir, age com do nosso descontrole com os sentimentos, de circunstâncias e sim, pode agir através do seu não dizimar, mas ele foi derrotado na cruz, nada pode fazer sem que haja um propósito inacreditavelmente maravilhoso de Deus e sem sua vontade. Se você anda em um dos extremos em relação ao diabo está na hora de conhecer um de seus inimigos. Ele é um inimigo que já perdeu, mas como um bom mal perdedor quer continuar no jogo pra atrapalhar todos que ainda podem vencer.  Não subestime o diabo, mas tenha consciência de que pra te tocar sem que Deus permita.
A Igreja de Cristo não depende do seu dinheiro. Se você decidir parar de dar o dízimo, se todos da sua igreja decidirem parar, Deus levantará alguém para sustentá-la. Como que a igreja cuja as portas do inferno não conseguiriam sobreviver a ela, pararia por causa de dinheiro. Ela aconteceria nas casas, aconteceria a luz de velas, aconteceria sem templo, mas jamais deixaria de existir! Por que o seu dízimo não faz de você o dono da igreja, o dono é Deus e Ele é capaz de sustentar a igreja!
Se você quer se sentir útil, use seu dom pra glória de Deus! Use seu tempo, sua vida como oferta a Deus! Cada minuto, cada ação mais corriqueira e simples do seu dia pode ser carregada de louvor e gratidão a Deus! Tudo na sua vida pode ser um encontro especial e único com Deus. Jesus manifestou a glória de Deus durante jantares, durante conversas, durante uma ida ao poço, um toque num rejeitado, em notar que alguém havia o tocado, em sua infância, em passeios relaxantes de barco. No dia a dia.
Deus não quer seu dízimo, Deus quer você. Por completo. Intimamente, em cada momento mais rotineiro e insignificante, Deus quer fazer parte de tudo. As coisas trocaram de lugar. O dízimo, a ida a igreja no domingo, o abraço, a música na igreja, a oferta de missões, isso tem que ser o resultado, não a motivação em si. Deus quer você, todo o resto virá inevitavelmente a partir de sua intimidade com Ele. Inclusive o desejo de dizimar simplesmente por que você ama a Deus a ponto de abrir mão de parte de seu dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário