domingo, 13 de janeiro de 2013

Cristãos e Casamento Homoafetivo


Sabe por que a questão do casamento homoafetivo me incomoda tanto e falo tanto nisso com os cristãos? POR QUE ENVOLVE NOSSA HIPOCRISIA. E sabe, eu não me incomodo com pecado, com gente discordando de mim, posso ir longe e dizer que nem com a maldade e o ódio... Mas de todas as coisas, a que me causa mais dor, horror e me impressiona é a hipocrisia. E acho que no mínimo meu dever é fazer as pessoas pensarem sobre suas posturas hipócritas.

Não é criar polêmica, é te fazer pensar fora de si mesmo, é fazer você finalmente se ouvir falando para perceber como é absurdo.

Se houvessem passeatas evangélicas pedindo que os filhos de casais 'não-casados' ou de segundo casamento ou filhos tidos fora do casamento estudassem em escolas separadas que os de famílias nucleares? Afinal, são filhos do pecado. Trazem valores contrários a família cristã. Achou absurdo... Por que? O princípio é o mesmo.

Quero abordar 3 das dezenas de argumentos que ouvi sobre por que é tão errado um cristão apoiar o direito do casal homossexual se casar:


1. Homossexualidade é pecado, não podemos apoiar o pecado. 

 A maioria esmagadora das igrejas defende que o relacionamento homossexual é pecaminoso. Não é essa minha discussão aqui, se é pecado, doença, capeta, DNA, natureza humana, desejo sexual, questão de gênero  isso será uma questão dos valores que aprendeu, da sua opinião ou de sua doutrina. Eu não vou discutir opiniões nesse texto, vou discutir DIREITOS.

Sim, concordo que a igreja, quando define que algo é errado seria extremamente incoerente se defendesse exatamente aquilo que diz que não é certo. Isso é uma questão de lógica simples. Porém, tenho uma nóticia: os homossexuais não vão deixar de amar e se relacionar com pessoas do mesmo sexo por que não podem se casar. Tampouco permitir que o casamento homoafetivo seja liberado fará com que mais pessoas 'se tornem' homossexuais.

É um discurso dissonante a pessoa que diz que ama o pecador mas odeia o pecado e logo depois se afirma contra o casamento homoafetivo pelo simples fato que o que ela chama de pecado, o homossexualidade em si, não perde nada com o impedimento do casamento, já o que ela chama de pecador perde tudo, neste caso. Só quem sai perdendo é a pessoa.


2. Legalizar o casamento gay é legalizar o pecado.

Vamos lá então galera... Não vou nem entrar no caso que uma ação não precisa ser permitida ou proibida para ser pecado. Mas quero que me acompanhem: Crentes de todo o Brasil, abandonem a marcha e o discurso anti gay e comecem a fazer protestos contra a venda de bebida alcoólica e cigarros de tabaco. Boa parte dos evangélicos defende que beber e fumar é pecado a ponto de não permitir fumantes no rol de membros e excluir quem for pego acompanhando a pizza com uma lata de cerveja. Então vamos lutar para que haja uma Lei pela abstinência do álcool e vamos fazer passeatas pelo fechamento das fábricas de cigarros, certo? Afinal, ao contrário do homossexualidade, além da maioria considerar pecado é algo maléfico a saúde e que causa milhares de mortes todos os anos.

Mas ninguém faz isso. Pode dizer que é pelos milhões em lucros, pode dizer que seria extremismo, pode dizer que é escolha da pessoa fumar e beber, mas se o argumento é legalizar o pecado, enfrentamos não só esse como vários outros problemas.

Vamos pensar bem! O próprio divórcio deveria ser proibido afinal o Cristo disse que divórcio é algo abominável diante dos olhos de Deus. Que era algo inadmissível e a menos que o motivo da separação seja traição. Não importa se a pessoa estiver com outra depois de separar, se o motivo não for adultério, é pecado(Mc 10:9-12 e Mt 19:8-9).

Se um homossexual não pode se casar, porque um divorciado ou um adúltero pode? Por que alguém que pratica sexo antes do casamento pode? Será que ninguém realmente pensa nisso?

Por que se a defesa contra o casamento gay "não dar legalidade para o pecado" por que em todos esses casos pode dar?

Se o problemas é legalizar, antes da multidão furiosa se levantar contra os direitos homossexuais, deve começar eliminando leis que 'legalizam o pecado', pra pelo menos serem coerentes.

3. Se legalizarmos o casamento civil gay as igrejas serão obrigadas a casar homossexuais e as que se negarem serão perseguidas.

Essa parte pra mim é a mais viajante e ao mesmo tempo a mais inteligente dos marqueteiros cristãos. Viajante por que a igreja é uma organização independente e, de certa forma, privada. O governo não pode interferir nem no dinheiro da igreja, que seria o mais interessante pra eles, por que interferiria nisso? E mais não só o governo não teria interesse como não poderia. Foi muito inteligente a ideia por que a maioria das pessoas trata seu pastor como um católico trata o papa: a palavra dele vale tanto quanto a própria Bíblia. O pastor em boa parte das igrejas é tão inquestionável que discordar ou simplesmente procurar saber se o que ele disse é verdade já é um ato de rebeldia. Então meia dúzias de pastores populares diz que vão obrigar as igrejas a casar homossexuais e o povo nem procura averiguar se isso é legalmente possível.

Outro detalhe importante, o que os cristãos acham que os gays são? Caras de pau, hipócritas ou os seres mais malignos do universo? Acham que os gays acordam de manhã e pensam: "não vejo a hora de fechar uma igreja só por diversão!" Gente, gay é gente. Existe gente boa e gente ruim, existe gente cara de pau sim, e gente com bom senso. Por que digo isso: por exemplo mesmo eu casando com uma pessoa do sexo oposto, tem igreja que não casa gente que é da membresia. Tem igreja que cobra caro pra você casar lá, tem padre que só casa se os dois forem batizados. E outra coisa, se uma igreja tivesse me feito mal, me ofendido ou me difamado, eu ia casar lá pra que? E honestamente, sabemos que fazer mal ofender e difamar é o que mais as igrejas tem feito aos homossexuais. Aí o povo acha que gay é o diabo, que vai querer casar na sua igreja só pra ferrar ela... Pode acontecer? Pode. Mas poderia ser com um casal hetero. Já vi gente que processou igreja por difamação e calúnia e vou dizer uma coisa as-sus-ta-do-ra: não era gay.

Eu não quero que você concorde comigo, e faça parte dos militantes dos direitos LGBT, mas que pelo menos pense... Se ele/a é um ser humano como você, se você todos os domingos defende que não existem pecados maiores ou menores, se você só conseguiu ser feliz no segundo casamento, se você não se casou virgem, se você não se casou e transa todo dia, se você comete pecados como TODOS os outros seres humanos...

SE VOCÊ É UM PECADOR E ISSO NÃO TE TIRA DIREITOS CIVIS

por que você ainda defende que um homossexual não pode ter seu casamento registrado em cartório como qualquer ser humano?

3 comentários:

  1. Muito interessante, intrigante e verdadeiro seu texto Zuma.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou bastante a favor do casamento gay, já que nasci e moro em um país democrático e me importo muito com isso. Num Estado democrático de direito, todo cidadão deve ter seus direitos garantidos e preservados pela Lei e pelas instituições. os gays têm direito de se casar, por que não teriam? Heteros e homos são iguais perante a Lei.

    E o que eu faço como cristão em relação a isso? Evangelizo, não só os gays, mas todo tipo de pessoa. Inclusive os hipócritas.

    Jean Corrêa
    Blog Prosa de Crente / Rádio Selecta
    http://prosadecrente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir