domingo, 20 de janeiro de 2013

Sexo antes do Casamento é pecado?




Depende da versão que você pegar. É sério! Versões mais antigas da ACF e a Bíblia de Jerusalém (Católica) usam a palavra 'fornicação' e de uns 10, 15 anos pra cá essa palavra desapareceu das traduções, foi substituída por outras como imoralidade e lascívia. Na NVI, por exemplo, que nem é mais a tradução mais recente, só aparece em 3 textos bíblicos, em que estranhamente não são relacionados a sexo antes do casamento, mas a simplesmente sexo fora do casamento, especificamente adultério, os textos são Mt 19:9, 1 Co 5:1 e Jd 1:7.


Então o que significa realmente a palavra fornicação?
Escolhi um trecho de um texto católico, porque foi realmente a melhor explicação para a palavra:


Entre os pecados contra a castidade está a fornicação, que é a realização do ato sexual entre um homem e uma mulher que não são casados entre si. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) assim explica:
“A fornicação é a união carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres” (CIC § 2353). fonte


A palavra está sumindo das traduções. Por que? Não sei. Ela estava mal traduzida antes, está mal traduzida agora? Outras perguntas surgirão. E essas não são tão relevantes no momento, como este ponto bíblico é complicado, vamos partir para o princípio prático.
De acordo com a tradição cristã, sexo antes do casamento é pecado. Mas não é tão simples. Antes de pensarmos numa resposta, temos que fazer e responder muitas perguntas!



O que REALMENTE é o casamento? O que é REALMENTE sexo? 
Essas perguntas precisam ser respondidas primeiro. Casamento é o documento civil? É a cerimônia Religiosa? Como era o casamento na época do AT? E na época de Jesus? E pra igreja Primitiva? E o sexo... Amassos não são sexuais? Sexo é só penetração? E sexo oral? E esfregação sinistra? E aquele beijo que te faz ir nas nuvens fisicamente? E o divórcio, o casamento mesmo não é mais uma relação eterna... Qual a diferença da pessoa que fez sexo com dois namorados/as e casou só com segundo e a pessoa que casou virgem, se divorciou e só ficou de vez com a segunda, terceira ou quarta pessoa?

Vê? A pergunta implica em vários conceitos. Se você responde superficialmente dá margem pra uma quantidade enorme de desculpas ou jeitinhos de ter prazer sem compromisso antes de casar ou mesmo usar o casamento como desculpa pro sexo e depois se divorciar tranquilamente.

Por muito tempo, líderes, pais, pastores e catecistas têm sido absolutos e indiscutíveis com a resposta a pergunta principal deste texto: sexo antes do casamento é pecado e não discuta. Sabe o que isso ajudou? NADA. Milhares de jovens começam sua vida em movimentos de pureza e a terminam, muitas vezes, na promiscuidade e no divórcio. Ou passam a vida assombrados pensando que Deus vai os amaldiçoar por que fizeram sexo antes de casar. Sem contar com o detalhe de que a maioria dos jovens acham maneiras de ter prazer sem necessariamente  perder a virgindade.

Então a primeira pergunta é: o que é o sexo? 

O dicionário vai ser um ponto pra quem disse penetração. É assim e somente assim que ele define sexo. Isso significa que toooooodo o resto não é sexo? Só segundo o dicionário mesmo. rs Sexo oral é considerado um ato sexual por envolver um órgão sexual e o prazer sexual. Masturbação mútua também. Mas entramos em um dilema: se o que dá prazer sexual pode ser considerado sexo, o que dizer dos amassos? E daqueles beijos de deixar tonto e com as pernas bambas entre outros sintomas de intenso prazer sexual? Pra algumas pessoas, uma massagem gera prazer sexual.

Ih... complicou. Dizer que não há absolutos vai assustar muita gente conservadora. Mas é preciso lembrar que são os absolutos que fazem muitas pessoas irem até onde esses absolutos chamaram de 'limite'. É assim: "Ah, Stephanie... me diz logo a partir de onde é o sexo pra eu poder ficar ali bem perto, com todo prazer e nenhuma culpa" Só que eu não vou fazer isso.

Sexo é sim, tudo isso. Todo nosso corpo está coberto de prazer sexual, de desejo, de sensibilidade sexual. É óbvio que o ápice desse sensibilidade e o ápice desse prazer está na penetração. Mas se sexo fosse só isso as pessoas não passariam tanto tempo se estimulando no que se chama de 'preliminar' antes de partir pro grand finale. Você só assistiu um filme quando o assistiu por completo, mas se você assistir apenas partes dele mas ver o final, você apenas perdeu a conclusão da história, mas já sabe a história

O que é o casamento?

Na Bíblia não havia casamento civil. O casamento era um acordo entre as famílias seguido de uma mega festa. Hoje você precisa de um registro civil para autenticar perante a sociedade que se casou e um culto para 'abençoar' o casamento. Mas tanto nos tempos bíblicos quanto hoje um casamento não aconteceu enquanto o sexo não aconteceu. 

Sexo é o casamento. Essa é a parte mais séria e mais polêmica do assunto. Sem o sexo o casamento não foi legalizado, não só perante a sociedade, mas perante Deus. A união física é a forma mais profunda em um casal pode estar unido diante de Deus e sem isso eles não são 'uma só carne'. Sexo é casamento mas casamento não é só o sexo.

Casamento é ser um só com outra pessoa, a forma mais intensa e profunda disso acontecer é fisicamente - que é espiritualmente também, já que tudo que fazemos com o corpo é espiritual, não há dicotomia, por que você não é nem um boneco, nem um fantasma, você é alguém cujo corpo e espírito são apenas um. Mas nós não somos só isso. O que mais envolve sua vida individual? Eu sou o tempo que tenho, minha casa, meu futuro, meu ministério, meu trabalho, meus sonhos, 
o dinheiro que gasto, sou minha família, são os meus desejos, meus sentimentos, sou eu. Só existe verdadeiramente um casamento quando todas essas coisas que eu sou e todas essas coisas que ele é, tornam-se um. 

É possível que seja daí que muitos divórcios acontecem, que muitos adultérios aparecem e que muitas pessoas acabam culpando a Deus ou a algum castigo de pecado. Quando na verdade simplesmente nunca se casaram. Um dos cônjuges se recusou, em algum ponto, a se tornar um.

Isso dá abertura pra muitos casais que jamais se casaram numa igreja, ou mesmo no civil serem casais de verdade? SIM. Por que eles se casaram, a Bíblia não diz que tem se tornar uma só carne? Eles o fizeram a vida inteira e quem é qualquer sacerdote pra dizer que não? Como um casal que compartilha o sexo, o dinheiro, a vida, os sonhos e a casa pode ouvir que está em pecado por causa de um culto a menos, de uma certidão a menos? Não é o casamento mais que um culto ou mais que um papel? 

O pecado do sexo antes do casamento é um pecado de desobediência. O casal não é um só carne, o casal não se uniu verdadeiramente, é apenas um contrato de prazer e cumplicidade, não uma aliança de cuidado e unidade. É um pecado de desobediência pois Deus nos mandou que fossemos um e fazemos sexo sem ser um. 

O que acontece com casais de namorados que transam?

Há muitas histórias de casais de namorados que casam-se virgens e se separam poucos anos depois, há histórias de casais que casam virgens e passam a vida toda juntos, casais que nunca se casam e ficam felizes e casais que nunca se casam e se separam. Ouvi histórias de casais que se casaram pseudo virgens e deram certo, e casais assim assombrados pela falsa(e destruidora) ideia que por terem se casado depois se serem íntimos dariam errado. Ouvi de casais que transavam todo dia e casaram e foram felizes. 

Vão te contar ou você vai se contar histórias que serão sempre tendenciosas ao que essas pessoas ou você mesmo quer fazer. A sua história é sua. É sua decisão

O que é preciso saber é: se você transou, seu casamento não será amaldiçoado por isso, nem tampouco será mais abençoado que os outros se você casou virgem. Casamento não é Deus jogando com você, são as escolhas que você e seu parceiro fazem todos os dias no namoro(inclusive a escolha do parceiro), no noivado e no casamento. Se você acredita num deus que te amaldiçoa porque você pecou, é melhor rever seus conceitos, pois o Deus verdadeiro é um Deus de graça.

Concluindo... 

Não fiz este texto pra te dar uma desculpa pra transar antes do casamento, nem pra te por terror pra não fazer sexo, como todos os textos que escrevo, é pra você pensar. Pensar antes de sair por aí entrando em movimentos de pureza que só dão regras e nenhuma ajuda. Pensar antes de sair por aí fazendo sexo com todos/as namorados que tiver e achar que vai casar. Pensar que a intimidade no namoro tem que ser progressiva e nunca pressionada ou abusiva, lembrando que seu corpo é um presente de Deus e o templo Dele e está coberto de sensibilidade pro prazer. Pense em cada ponto aqui discutido antes de julgar, fazer ou falar qualquer coisa.
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. Gálatas 5:1,13

11 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Esse é o segredo pra termos uma conduta saudável: refletir sobre os temas. E você explorou bem o assunto sexo, indo em todos os questionamentos. É isso que falta na igreja: saber abordar o sexo sem medo, sem pudor falso. Se não as dúvidas surgem e não são tratadas, os pensamentos vêm e não são abordados como deveriam, a sexualidade acaba reprimida ou liberada em excesso.

    Vamos quebrar os tabus!

    Jean Corrêa
    Blog Prosa de Crente / Rádio Selecta
    http://prosadecrente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, o texto é maravilhoso, corajoso, aborda todas as questões relacionadas ao assunto.

    ResponderExcluir
  3. Zuma, esse "cara é você" Risos
    Show de bola, SENSACIONAL esse texto!
    Texto imparcial e que nos faz refletir!

    ResponderExcluir
  4. Pecado é não amar ou amar erradamente pós casamento. Antes tudo brilha, pecado é não fazer brilhar depois. O que é pecado? Escolher o cara errado e fazer sexo por fazer? Sexo sem amor não vale a pena. Amor sem casamento não deixa de ser compromisso. O que vale é assumir cada ato nessa vida e deixar pra lá os pre/conceitos que não trazem felicidade.

    ResponderExcluir
  5. esse texto que voce excleveu é tudo que eu sempre pensei, precisava ler algo assim, situação em que estou por agora é complexa demais e precisava de algo que nao fosse dogmas ou regras sem sentimento nenhum. obrigado

    ResponderExcluir
  6. Beijo entre homens é pecado ?

    ResponderExcluir
  7. Olá boa noite. Excelente texto!! Uma dúvida: Faz mais de dois anos que namoro, e dia desses meu namorado me disse que queria parar de fazer sexo por considerar pecado. Ele começou a falar que tudo o que a gente viveu foi pecado e que não queria mais isso porque não era de Deus, que estávamos fazendo tudo errado, este era o motivo das nossas brigas e mais outras coisas que agora não lembro. Fiquei em desespero por ele dar a entender que a nossa relação era tomada de prostituição. Entrei em desespero, chorei muito de noite e no outro dia, passei muito mal. O pensamento que me vinha à cabeça era que se a nossa relação era feita de prostituição, então eu fui uma prostituta todo esse tempo e não sabia? Chorei mais ainda... Então comecei a pesquisar sobre o assunto e a partir do seu texto pude percebe que os motivos das nossas brigas são outros, e não o sexo. Todo mês eu tenho TPM, fico mal mesmo uma semana antes de menstruar, explico isso pra ele, mas ele nega-se a acreditar que TPM exista. Outro motivo de briga é ele ficar vendo TV e não me dar atenção... Tem também os motivos que eu irrito ele quando deixo a toalha na cama, calçados fora do lugar, e cabelos na escova. São muitos motivos para a briga, os quais são sinais de desrespeito um pelo outro, e a partir do seu texto pude notar onde estavam os verdadeiros pecados que estavam destruindo a relação... Vamos nos casar, já compramos muitas coisas para a nossa casa, mas resta a dúvida: Tanto tempo dividindo sonhos e se culpando pelas relações sexuais e na verdade o verdadeiro pecado é o desrespeito? É por esse lado que eu devo interpretar a situação? Peço uma orientação. Grata

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto ,, bom na minha opinião o sexo antes do casamento nao e um pecado e sim a uniao de uma so carne ! Mas minha namorada penssa totalmente ao contrario de mim ,, q conclusao devo chegar ? C puder ne responda.

    ResponderExcluir
  9. Sexo entre os judeus é sagrado, agora entre nós os cristãos é considerado pecado, isso é herança do catolicismo que faz/fez de tudo pra censura o prazer e a satisfação das pessoas, "tudo é pecado, não posso nada", "vou pro inferno se eu sentir prazer" entre outras coisas, só censura. Essa censura chega ser tão extremista que eu vivi um tempo que eu quase fui censurado de ver minhas programações(desenhos, séries e jogos), maior porre. Deve ser por esse extremismo que a tá acorrendo essa onda de ateísmo, pela falta de discernimento dos cristãos que levam tudo ao pé da letra.

    ResponderExcluir