segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Me ensinaram tudo errado

Me disseram que crescer era ruim. Me ensinaram que questionar estragava tudo. Que a ignorância era mais segura. Que pensar era perigoso. Que o certo era ter certeza.

Me ensinaram que ser menina era ser "isso" e nao "aquilo. Me ensinaram que só existia um tipo de beleza. Me disseram que se eu não me encaixasse naquele padrão não seria aceita.

Me disseram que militância não levava a nada. Que jovem é indiferente. Que política só podia ser suja. Que trabalho não podia ser utopia.

Me ensinaram que ser vadia era ruim. Que eu tinha que chamar de puta toda mulher mais livre deles que eu. Que o amor tinha que ser apenas do jeito que eles achavam certo. Me ensinaram que eu tinha que salvar o mundo fazendo ele ser padronizado. Que só eles tinham o padrão certo.



Me disseram que se rebelar era mau.  Que eu deveria ser submissa. Que eu deveria me comportar. Me disseram que eu só seria amada se fosse cada vez menos eu e cada vez mais como eles.

Me disseram que eu TINHA que me casar PARA ser feliz. Que minha vida tinha que ser sempre pra agradar a ele-mas era só porque agradava eles. Que era uma corrente que une.

Me ensinaram que quase tudo era do diabo, menos a intolerância e hipocrisia deles. Que moral podia ser só fora, que não importava caráter podre, contanto que estivesse dentro do padrão deles.

Me ensinaram que mulher nao podia um monte de coisas, que homem podia quase tudo, menos amar outro homem ou ser livre "deles". Me ensinaram que eu devia ficar em silêncio na casa do deus deles. E se falasse fosse apenas pra repetir o que eles diziam.

Me ensinaram até que Jesus eram limpinho, a cara da classe média-alta, que era igual a eles e só andava com gente igual a eles.

Me ensinaram que pra ter direitos eu tinha que me encaixar no padrão deles.

Me ensinaram tudo errado...

Pra ter direitos basta ser humano e até eles que são desumanos tantas vezes tem direitos.
Jesus era um maltrapilho. Fazia e falava absurdos que chocavam gente como "eles". Andava com todo mundo que hoje seria chamado de puta, vagabundo, ladrão, podre, doente, sujo. Ele impediu o apedrejamento de uma "fran". E detestava gente como "eles", chamou-os de cobras e guias cegos... Ele já sabia que "eles" me ensinariam tudo errado.

Mulher pode tudo. E devia saber disso. Homem pode tudo também, principalmente amar. A gente só nao pode maltratar ninguém.

Eu posso e tenho que quebrar o silêncio. Eles só ensinam o silêncio da mulher por medo da denúncia. A casa do meu deus sou eu e aqui eu tenho que gritar tudo que precisa ser dito.

O diabo foram eles que inventaram. Tudo é nosso. Tudo é bom. A menos que você queira ser/fazer mau. E se ele não é invenção nao deve ser dono de nada... Talvez da intolerância e hipocrisia... E "deles".

Gostar de dar e ser livre pra isso nao faz de alguém mau caráter, ser gay nao faz de alguém mau, o divórcio não faz de alguém derrotado, as diferenças não nós fazem piores. Eles é que ensinaram tudo errado.

A gente casa SE a gente quer e só se for porque a gente quer. É muito melhor se a gente nao "precisa" fazer e faz porque quer pra depois se alguém perguntar porque falar "pq eu quis e só". A minha vontade é minha, o prazer é meu, só se for meu pode ser "nosso". E não é uma corrente, é um caminho.

Eu tenho que ser rebelde com tudo que me aprisiona, limita, define cria um padrão de normatização. Nunca submissa! Nunca comportada! Cada vez mais eu, cada vez menos "eles"!

Ser vadia é lindo! Pra quem ainda nao entendeu, a melhor idéia que o oprimido tem é usar a arma do opressor contra ele e se libertar dos significados que ele dá, criando os próprios. Puta nesse caso é elogio, é liberdade. Se puta é ser livre, precisamos de putas e putos...

Amor é amor. E ponto. Sem padrão, sem "normal", em todas as cores. Padrão só escraviza.

Militância ganha tudo. Arde, queima, contagia, transforma. Em um dia ou cem anos, vamos mudar o mundo.

O jovem tem poder e sabe disso! Por isso "eles" tentam nos distrair para tentar nos convencer a sermos indiferentes.

Política é uma ferramenta. Quem suja ela é quem a usa. "Eles" é que a usam apenas pros seus interesses e querem que tenhamos medo pra nao mostrarmos ao mundo como podemos quebrar paradigmas e reformar nosso país.

Trabalho só nao é utopia pra quem não sonha. Pra quem não faz de cada dia, projeto, pessoa, objetivo, um meio a mais de melhorar o mundo.

Eles tentaram me cegar. Ser menina é ser livre pra ser quem eu quiser, até se eu quiser ser menino. Ou se eu for menino e quiser ser menina.

Beleza nao tem cor, tamanho, jeito. Eu não preciso ser aceita por "eles". Por que gente como eu não é minoria, juntos somos mais que todos eles.

Questionar faz você se dar conta da caverna e das correntes. E a cada novo pensamento, a cada abandono da ignorância, a cada dúvida, uma corrente é arrancada, muitas vezes violentamente, de nós. Há correntes presas nos nossos corpos, em nosso cerne. Duvidar é um parto doloroso. É arrancar um pedaço de nós, mas um pedaço que prendia as correntes e nos mantinham nas sombras. Eles tem medo de nós. Eles nunca olharam fora da caverna ou já viram e saber que fora dela saímos do controle... deles.


Eles querem nos manter pequenos, dependentes e amedrontados. Crescer é adquirir liberdade e poder. Crescer é cada passo dado em direção ao lado de fora. Fora de si, fora do domínio deles, fora dos padrões deles, em direção ao sol. Queima, arde, até mesmo cega e muitos simplesmente voltam ao conhecido. Mas não se esqueça, eles ensinaram tudo errado. Não dá pra parar, nem voltar. Só volte se for pra mostrar que eles estavam errados. Só volte pra mostrar a saída da caverna.

“Quem não se move, não percebe que está acorrentado” Rosa Luxemburgo

Um comentário: