domingo, 8 de junho de 2014

O que [realmente] é o Feminismo?


O feminismo é uma ideologia que defende primordialmente que não deve haver hierarquia social baseada em sexo e/ou gênero, isto é, todos devem ser tratados iguais na sociedade em direitos, deveres e respeito.

Depois entram outros valores e idéias como, por exemplo, que o gênero(a maneira de se expressar socialmente),
é uma construção social, isso significa que o que é considerado "masculino"(esportes, força, aptidão pra ciências exatas, força de trabalho, etc) e o que é considerado feminino(tarefas manuais, delicadeza, aptidão para ciências humanas, aptidão para trabalhos domésticos) não é inato, não vem dos cromossomos, não nasce com a gente, se aprende em sociedade, com as experiências que passamos e também vem de personalidade e não de gênero. 

E, mais recentemente, com o transfeminismo (feminismo com ênfase na transexualidade), há a questão do gênero não ser binário, o questionamento do cisgênero (quando seu gênero é o mesmo do sexo biológico) ser o único normal e aceitável. 

Há também há questão da liberdade, sociológica e historicamente analisando, o homem cisgênero sempre teve mais liberdade de escolha e opções de escolha que os demais. A luta feminista também é uma luta para que a mulher(cis ou trans) alcance a liberdade, uma liberdade sobre si mesma, sobre a vida dela, sobre as possibilidades de escolha. Escolher em que trabalhar, escolher se vai casar, com quem vai casar, que roupa vai usar, se vai querer ter filhos, etc. 

É importante demais desconstruir alguns mitos sobre o feminismo, difundidos por machistas, por senso comum e até mesmo por algumas feministas radicais: 

Feminismo NÃO é o oposto do machismo: Machismo não é uma ideologia, é uma organização social nociva para todos na sociedade, mas principalmente pra quem não está ajustado às regras que definem o homem(simplesmente por ser homem) como superior em direitos, liberdade e capacidade, o feminismo verdadeiro não quer que a mulher ocupe a posição de superior, até porque qualquer ideologia benéfica jamais almejaria simplesmente por o oprimido no lugar do opressor. O Feminismo defende simplesmente que não haja mais oprimidos. 

O Feminismo NÃO obriga as mulheres a serem livres e trabalharem fora e por isso briga com as mulheres que escolhem ser donas de casa e mães. O que o feminismo questiona é se essa escolha realmente foi da mulher ou se ela foi ensinada desde sempre que pra isso que ela nasceu, que isso é o melhor pra ela, que isso é o "mais fácil", que "casar, ter filhos e cuidar da casa" deve ser o sonho de "toda mulher de verdade". Quantas mulheres já se perguntaram se isso é algo que elas realmente querem ou se estão apenas cumprindo "seu papel"e evitando cobranças?! E se uma mulher depois de passar por todo esse questionamento ainda escolhe se casar, ter filhos e cuidar da casa ela precisa lembrar que isso só é uma escolha graças ao feminismo, porque se não fosse o feminismo não seria uma opção, e sim uma obrigação incontestável.

E ainda há um monte de mitos além de detalhes que não me lembro agora e outros que nem caberiam num post... mas o básico é isso aí. (Farei um post só com os mitos)

E é importante lembrar que como qualquer ideologia, há distorções, há mentiras sobre, há o senso comum, e há subdivisões e radicalismos, por isso é importante se manter atento e não se render a movimentos que traem os princípios mais importantes.
Há uma frase de Rosa Luxemburgo que ilustra bem a ideologia feminista real e seu objetivo: 
Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.
Só pra lembrar, meninxs: O Feminismo é uma ideologia com várias vertentes, como qualquer ideologia, nunca julgue uma parte pelo todo. 

E, ACIMA DE TUDO, LEMBRE-SE:

- Se não fosse pelo feminismo a mulher não teria direito a propriedade(nem mesmo herança, quanto mais imoveis e terras em seu nome)
- Se não fosse pelo feminismo a mulher não teria direito a educação. Desde a alfabetização até a universidade.
- Se não fosse pelo feminismo a mulher não teria o direito de se casar com quem escolher e por amor.
- Se não fosse pelo feminismo a mulher não teria o direito de participar da vida pública (votar, trabalhar, opinar na sociedade)
- Se não fosse pelo feminismo a mulher não teria direitos trabalhistas básicos como horário justo, salário mínimo e condições seguras. (lembre-se da história do 8 de março)
- Se não fosse pelo feminismo a mulher não teria direito a prazer no sexo, continuaria sendo apenas um instrumento usado pro homem gozar e pra lhe dar herdeiros.
- Se não fosse pelo feminismo a mulher não teria direito a escolher não ter filhos ou ter filhos apenas na época e idade que quiser (anticoncepcionais são o grande marco da "segunda onda feminista")
SÓ ESTOU DANDO EXEMPLOS DAS CONQUISTAS FEMINISTAS ATÉ O SEC XX.

ENFIM: Se não fosse pelo feminismo, nós mulheres, estaríamos fadadas a seres sem valor, apenas acessórios dos homens, sem educação, informação, sem direitos básicos e escravas das opiniões e vontades dos pais e maridos, você que fala mal do feminismo sequer poderia abrir a boca pra falar qualquer coisa, não saberia escrever ou ler, não teria nada(nem direito, nem prazer).


É direito seu discordar, mas primeiro conheça a ideologia que fez nascer num mundo onde você é considerada um ser humano e tem direitos suficientes pra dizer o que quer.




Se quiser saber mais, pode me perguntar. Se quiser perguntar anonimamente, use meu ask.com/tephizuma.

Um comentário:

  1. Muito bom o seu texto. Aponta várias coisas que muitas pessoas desconhecem e, por essa causa, tende a sair falando o clichê; feminismo isso, ou aquilo. E até mesmo ensina o que é realmente o feminismo às "feministas" que saem por aí se achando superiores a todos. Isso é um pensamento delas, é justo, mas externar esse pensamento é muito pouco conhecimento sobre o assunto. Enfim, eu adorei seu texto. Abraços :D

    ResponderExcluir